Necuno Mobile, um smartphone com Plasma Mobile

A comunidade KDE anunciou a sua colaboração com a Necuno Solutions para produzir o smartphone Necuno Mobile com o Plasma Mobile. Confira!


Pouco a pouco, o software livre está se espalhando para todos os dispositivos. Ter um computador desktop com Linux já é algo comum, já temos várias soluções se o que queremos é um laptop, e para os dispositivos da Internet das Coisas, o projeto Raspberry Pi está intimamente ligado ao mundo do Software Livre.
Necuno Mobile, um smartphone com Plasma Mobile

No entanto, os smartphones estão resistindo a esse avanço por vários motivos, entre os quais eu destacaria as poucas facilidades oferecidas pelos fabricantes.

Necuno Mobile, um telefone gratuito com Plasma Mobile

Felizmente, a Necuno Solutions e o KDE iniciaram uma colaboração para oferecer o Plasma Mobile no smartphone Necuno Mobile, um dispositivo que a empresa descreve como “uma verdadeira plataforma de hardware aberto”.

O Plasma Mobile transforma o telefone em um dispositivo de hacking totalmente aberto, assim como um PC. Tudo isso em um ambiente que compartilha muitas características visuais e comportamentais do atual Plasma 5.

Assim, Necuno Mobile oferece um processador NXP ARM® i.MX6 Cortex®-A9 quad e uma GPU Vivante e seus componentes estão focados em fornecer liberdade, segurança e privacidade, três eixos compartilhados com a comunidade KDE.

Além disso, para reforçar esses princípios, nenhum dos elementos com firmware proprietário que leva o telefone, tem acesso à memória do mesmo.

Como podemos ver, Necuno Mobile e Plasma Mobile são dois projetos que se encaixam perfeitamente e seus desenvolvedores trabalharão juntos para oferecer um dispositivo livre com todo o poder do projeto KDE.

A combinação desses dois projetos poderá resultar em um aparelho completo, suportado pela comunidade KDE e livre, como toda a filosofia do Projeto KDE.

Não há muitas informações sobre prazos e valores, mas assim que algo for divulgado, publicarei aqui no Blog.

Fiquem de olho!

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile