E foi lançado o MySQL 8.1 com mais adições JSON e outras mudanças, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados, que utiliza a linguagem SQL como interface, e também um software aberto.
Atualmente ele é um dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais populares da Oracle Corporation, com muito mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
Agora, foi anunciado o lançamento do MySQL 8.1.
Novidades do MySQL 8.1
O MySQL 8.1 está disponível com as compilações do servidor da comunidade agora disponíveis para esta última grande atualização para este popular servidor de banco de dados SQL.
Embora muitos no mundo do software livre tenham se voltado para o fork do MariaDB, para os interessados no upstream do MySQL, o lançamento do MySQL Community Server 8.1 já está disponível. Este é um lançamento significativo com o MySQL 8.0 tendo sido lançado em abril de 2018.
Entre as adições com o MySQL 8.1 está permitir que a saída EXPLAIN FORMAT=JSON seja usada com uma opção INTO para permitir que a saída EXPLAIN formatada em JSON seja armazenada em um usuário variável para uso com funções MySQL JSON.
Também na frente do JSON, o MySQL 8.1 também adiciona a instrução SHOW PARSE_TREE para mostrar uma árvore de análise formatada em JSON para uma instrução SELECT.
O cliente MySQL 8.1 agora preserva os comentários.
Até agora, o comportamento padrão do MySQL era a remoção de comentários pelo cliente MySQL, enquanto na versão 8.1 foi decidido preservá-los, a menos que o cliente seja iniciado com “--skip-comments
“.
logotipo do MySQL
O MySQL 8.1 também traz registro aprimorado do processo de desligamento para ajudar na solução de problemas e depuração de problemas.
Para saber mais sobre essa versão do MySQL, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o MySQL
As compilações do servidor da comunidade MySQL estão disponíveis em dev.mysql.com.
MySQL está disponível na maioria das principais distribuições Linux, portanto, pode ser instalado usando o software de gerenciamento de pacotes delas.
Caso você use o Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar o MySQL no Debian e sistemas derivados