Se você quer que as informações de todos os seus discos, mesmos os formatados em NTFS, apareçam na busca do Dash, veja como ajustar o Ubuntu para fazer a montagem automática de partições NTFS na inicialização do Unity.
Em circunstâncias normais, o estado desmontado de drives/partições NTFS não faz muita diferença para o usuário final. Um simples clique duplo irá montar e abrir as unidades. Mas com o advento do Unity e do Dash, o assunto ganhou uma nova dimensão. Arquivos usados recentemente (e aplicativos) aparecem com destaque e sem a auto montagem de todos os discos e partições, o conteúdo que está em discos formatados em NTFS, ficam de fora, ou seja, montagem automática de partições na inicialização tem seus benefícios, especialmente no contexto do ambiente Unity.
Fazendo a montagem automática das partições NTFS na inicialização do Unity, para usar todo o potencial de pesquisa do Dash
Para montar automaticamente as partições NTFS na inicialização do Unity e usar todo o potencial de pesquisa do Dash, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Descubra a localização real das partições NTFS em seu disco rígido. Para isso, basta copiar e colar o seguinte comando no Terminal (antes disso, certifique-se todas as partições estão montadas).
df -h
Passo 3. Clique no Dash e digite “sessão” para encontrar e abrir o “Aplicativos de sessão”;
Passo 4. Clique no botão Adicionar e digite os detalhes conforme a figura abaixo. Preencha a seção “Nome” também de acordo com suas necessidades. Além disso, certifique-se de que você está digitando o número da partição certa, conforme localizado no passo 2. O /dev/sdb1 abaixo é meramente indicativo:
E está feito. Se houver outra partição, repita o processo para ela, fazendo os ajustes necessários. Ao reiniciar, a montagem automática já estará funcionando e você já irá notar as mudanças nos resultados das pesquisas feitas no Dash.
O que está sendo falado no blog hoje
Quer mais informações e dicas? Conheça também essas séries:
- Resumo dos resumos
- Resumo mês a mês de 2013
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.10
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04
- Não desinstale o Ubuntu, apenas mude a interface
- Instalando aplicativos interessantes (ou importantes) no Ubuntu
- Atualizando o Kernel do Ubuntu
- Instalando o Microsiga Protheus 10 com PostgreSQL no Linux
- Instalando e manipulando aplicativos Windows no Linux e outros assuntos relacionados
- Conhecendo distribuições interessantes que podem ser úteis
- Editores de vídeo para Linux
Compartilhe
Gostou da dica? Aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser saber informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botões do Google+, Twitter e Facebook.