A equipe MNT Reform começou a trabalhar em um novo modelo e o MNT Reform Next será um laptop mais fino e mais rápido.
A linha de laptops MNT Reform são máquinas modulares projetadas em torno de princípios de hardware aberto.
Eles não apenas executam software de código aberto, mas os designs de hardware estão disponíveis para qualquer pessoa que queira imprimir em 3D seu próprio gabinete, redesenhar a placa de circuito impresso ou fazer qualquer outra alteração.
Mas os modelos que a empresa lançou até agora não são exatamente os computadores móveis mais finos ou mais rápidos do mercado.
Assim, a equipe começou a trabalhar em um novo modelo atualmente conhecido como MNT Reform Next, que será um computador mais fino com um processador baseado em ARM mais rápido e suporte para até 32 GB de RAM, entre outras coisas.
MNT Reform Next será um laptop mais fino e mais rápido
O fundador do MNT Reform, Lukas Hartmann, diz que o MNT ainda está nos estágios iniciais de projeto do novo laptop, mas a ideia é basicamente combinar alguns dos recursos do MNT Reform original e do recém-introduzido MNT Pocket Reform.
O novo laptop será “mais fino e equipado com um processador de última geração, como o RK3588”, que é um processador Rockchip com quatro núcleos de CPU ARM Cortex-A76, quatro núcleos ARM Cortex-A55, gráficos Mali-G610 MC4 e um unidade de processamento com até 6 TOPS de desempenho AI.
Mas vale lembrar que os laptops da MNT tendem a apresentar designs modulares, o que significa que o processador provavelmente estará em um módulo removível e substituível, o que significa que você pode escolher entre várias opções de processador diferentes e/ou comprar um MNT Reform Next com um chip RK3588 e atualize para um processador mais novo em alguns anos.
Você também deve ser capaz de usar qualquer um dos módulos de processador existentes que o MNT oferece.
Hartmann diz que o objetivo é projetar um laptop menos volumoso do que o MNT Reform original, mantendo a compatibilidade com alguns dos componentes usados no original.
Isso significa que a equipe não terá necessariamente que redesenhar itens como teclado, tela ou dobradiça… e também significa que as peças sobressalentes de um laptop funcionariam com o outro, o que poderia tornar mais fácil para a MNT oferecer suporte de longo prazo para ambos.
A placa-mãe, porém, deve ser bem menor do que a do Reform original, e é “uma evolução da placa do Pocket Reform”.
E algumas peças precisarão ser diferentes no novo modelo: como não há espaço no estojo para baterias de íon de lítio 18650, Hartmann diz que o MNT Reform Next usará “células de bolsa”. Mas a bateria ainda poderá ser substituída pelo usuário.
Apesar do perfil mais fino do novo laptop, a equipe ainda planeja usar um teclado mecânico com interruptores Kailh Choc. Não está claro se haverá espaço para um trackball ou se o novo laptop terá um touchpad mais típico.
Em notícias relacionadas, a MNT agora está recebendo pré-encomendas para um novo adaptador Raspberry Pi Compute Module 4 que permite usar o CM4 (ou módulos de computação semelhantes) com os computadores MNT.
Observe que o próprio Raspberry Pi CM4 não está incluído no preço, portanto, você precisará comprá-lo separadamente. Mas você pode pagar mais para obter o adaptador junto com um Banana Pi CM4, que é um módulo semelhante que possui um processador Amlogic A311D.