Financiado por um milionário japonês, a missão DearMoon irá transportar oito pessoas ao redor da lua e de volta em 2023, usando a nave estelar da SpaceX.
Ir para o espaço ainda é um privilégio para poucos, mas isso poderá mudar em breve. Em 2023, os civis voarão ao redor da lua pela primeira vez? De acordo com o empresário japonês Yusaku Maezawa, a resposta é sim.
Missão DearMoon irá transportar oito pessoas ao redor da lua e de volta
Ele está financiando a missão DearMoon, que tem como objetivo levar um grupo de oito pessoas à Lua na nave estelar da SpaceX, ainda em desenvolvimento, e dar a volta ao satélite natural da Terra em uma missão de seis dias.
O projeto, anunciado por Maezawa e pelo CEO da SpaceX, Elon Musk, em 2018, originalmente planejava convidar artistas de todo o mundo para a experiência.
Os critérios para “artistas” nunca foram claramente definidos, mas na terça-feira, em um novo vídeo promocional para a missão, Maezawa anunciou que DearMoon seria aberto a praticamente todo mundo.
“Comecei a pensar que talvez cada pessoa que está fazendo algo criativo pudesse ser chamada de artista.”
Maezawa descreve “dois critérios principais” para os passageiros civis. Eles também parecem bastante flexíveis:
-
“Qualquer que seja a atividade em que você se dedique, ao ir para o espaço, espero que você possa ir além, para ajudar outras pessoas e a sociedade de alguma forma.”
-
“Você tem que estar disposto e ser capaz de apoiar outros membros da tripulação que compartilham aspirações semelhantes.”
No total, Maezawa diz que 10 a 12 pessoas estarão a bordo para o primeiro vôo ao redor da lua.
O empresário bilionário também começou a desenvolver um programa de TV “casamenteiro” sobre encontrar uma namorada que pudesse levar à lua na missão, mas Maezawa cancelou o projeto logo após seu anúncio.
Musk faz uma aparição no vídeo para explicar que a missão espera levar as pessoas “mais longe do que qualquer ser humano já foi do planeta Terra” porque ele vai voar além da lua e dar uma volta em torno dela para voltar para casa.
Ele diz que está “altamente confiante” de que a Nave Estelar terá alcançado a órbita “muitas e muitas vezes” antes de 2023 e que estará “segura o suficiente para o transporte humano” no momento em que a missão está programada para ser lançada.
Elon Musk tem tendência a fazer esse tipo de afirmação antes e perder um prazo ou também, e os protótipos de nave estelar ainda não fizeram uma aterrissagem bem-sucedida. O próximo protótipo está programado para voar e pousar nesta semana – mas isso está muito longe de chegar à lua e voltar.
O processo de seleção ainda não foi claramente definido para DearMoon, mas a programação do site parece ter a seleção da tripulação até julho de 2021.
Você pode se pré-inscrever agora e deve ouvir mais sobre o processo de seleção em algum momento “depois de 15 de março de 2021.”
Outra missão da SpaceX visa enviar civis ao espaço em breve. Conhecido como Inspiration4, ele planeja enviar humanos para orbitar a bordo de um SpaceX Crew Dragon, decolando em cima de um Falcon 9.
Ele também está sendo financiado por um bilionário, Jared Isaacman, e pode voar antes do final do ano.