Em Breve a Canonical Poderá Lançar o Mir 1.0 com Suporte a Wayland

Parece que em breve a Canonical poderá lançar o Mir 1.0 com suporte a Wayland, a primeira versão estável desse servidor. Confira os detalhes dessa possibilidade.


O Mir é um servidor gráfico para Linux (desenvolvimento pela Canonical Ltd.), que foi criado para substituir o X Window System, que ainda é usado no Ubuntu.
Em Breve a Canonical Poderá Lançar o Mir 1.0 com Suporte a Wayland

O Mir foi anunciado pela Canonical em 4 de março de 2013, e foi sido desenvolvido para facilitar o desenvolvimento do Unity Next, a próxima geração da interface de usuário Unity.

Infelizmente, quando a Canonical anunciou que estaria encerrando seu investimento no Unity 8, Mir, Ubuntu para celulares e tablets, e que não seguiria mais em seu objetivo de levar o sistema a “convergência”, isso deixou muita gente pensando que o Unity (e o Mir) iria acabar.

Mas apesar disso, enquanto a Canonical se desfaz de seus planos de smartphones Linux, eles continuam mantendo o servidor de exibição Mir.

Sim. O servidor Mir continua a ser desenvolvido com a funcionalidade Wayland, para casos de uso de IoT e desktop.

Em breve a Canonical poderá lançar o Mir 1.0 com suporte a Wayland

O lançamento do Mir 1.0 foi planejado no ano passado, mas no último minuto, os desenvolvedores reverteram para a versão 0.28. Agora, existe um patch pendente que poderá levar ao lançamento do Mir 1.0.

O Mir 1.0 foi retirado anteriormente depois que a Canonical se afastou de seu esforço de convergência/mobilidade e também reduziu alguns dos recursos envolvidos com esse servidor.

Desde então, a Mir continuou a amadurecer, mas com foco em oferecer compatibilidade de protocolo Wayland e uma plataforma que ainda atende aos casos de uso Snaps e Ubuntu IoT.

Agora, com o suporte a Wayland dentro do Mir e tudo mais que é essencial já pronto, parece que os desenvolvedores estão se preparando para a lançar o Mir 1.0.

Surpreendendo a todos, Alan Griffiths da Canonical publicou um Pull requests sem descrição e intitulado “release” na página do projeto no GitHub, citando o update do Mir 0.32.2 para Mir 1.0.0.

Entre os trabalhos que estão sendo construídos no Mir desde o último ponto lançado há meses atrás estava o suporte estável do XDG Shell, um mecanismo de configuração para lidar com extensões Wayland, melhorado scanner de protocolo Wayland, suporte para arquivos de configuração de exibição na biblioteca MirAL, várias atualizações de demonstração Suporte a X11 no XWayland, e muita correção de bugs em torno do código Mir e seu suporte ao Wayland.

Dado o estágio de seu suporte a Wayland, não é surpresa que eles agora estejam optando pelo Mir 1.0 – mais de cinco anos depois que a Mir começou como o que a Canonical esperava que fosse seu substituto do X.Org/Wayland para os sistemas Ubuntu.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile