MicroK8s 1.16 lançado com melhorias na confiabilidade de seus Kubernetes para IoT

E foi lançado o MicroK8s 1.16 lançado com melhorias na confiabilidade de seus Kubernetes para IoT. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.

O MicroK8s é uma implantação Kubernetes upstream, certificada pela Cloud Native Computing Foundation (CNCF) e desenvolvida inteiramente pela Canonical para rodar offline em sua estação de trabalho ou dispositivo de borda para todas as suas necessidades de desenvolvimento, prototipagem e teste.

MicroK8s 1.16 lançado com melhorias na confiabilidade de seus Kubernetes para IoT

O MicroK8s é entregue rapidamente, o que possibilita executar todos os serviços do Kubernetes de forma nativa e vem com todas as bibliotecas e binários necessários.

Agora, a Canonical anunciou novas atualizações para a implantação do Kubernetes do MicroK8s para fornecer clustering de alta disponibilidade para dispositivos deborda, várias nuvens e IoT (Internet das Coisas).

Sobre o Kubernetes, Stephan Fabel, diretor de produto da Canonical disse o seguinte:

“O rápido crescimento do Kubernetes corporativo e de ponta cria um desafio para a TI corporativa, com milhares de nós de ponta executando o Kubernetes e centenas de clusters de Kubernetes na nuvem”

Novidades do MicroK8s 1.16

A versão mais recente do MicroK8s 1.16 adiciona cluster de alta disponibilidade, integrando o banco de dados SQL corporativo por meio do mecanismo SQL distribuído Dqlite interno da Canonical, para permitir a rápida implantação de pequenos clusters K8s altamente padronizados.

O Dqlite foi projetado para reduzir o espaço ocupado por memória do cluster no MicroK8s, incorporando o banco de dados no próprio Kubernetes.

A próxima geração das ofertas Kubernetes da Canonical reduz o número de partes móveis e adota bancos de dados SQL corporativos padrão para armazenamentos de dados Kubernetes, para abordar as conseqüências operacionais da expansão de cluster Kubernetes “.

Com a integração do Dqlite, o MicroK8s 1.16 chegou para simplificar a implantação de clusters K8s resilientes, oferecendo aos aplicativos de telecomunicações e varejo Edge o suporte necessário para obter alta confiabilidade a um custo muito baixo, independentemente de estarem instalados em dispositivos ARM ou x86 como o muito popular Raspberry Pi (pelo qual a Canonical se comprometeu recentemente a oferecer suporte total), ou aos NUCs da Intel.

A Canonical também disse que as atualizações mais recentes do MicroK8s e a mudança para o SQL como repositório de dados ajudarão os administradores de sistema a aproveitar ao máximo os dados do cluster do Kubernetes, graças aos bancos de dados familiares do SQL, em vez de usar o repositório de valores-chave distribuído etcd para armazenar dados que precisam ser acessados ​​por um cluster ou sistema distribuído.

Como instalar ou atualizar o MicroK8s 1.16

Para instalar a versão mais recente do MicroK8s nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Kubernetes MicroK8s no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 234

Deixe um comentário

Sair da versão mobile