Mesa 23 lançada com suporte ao Radeon Memory Visualizer

O projeto Mesa informou que lançou mais uma atualização de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 23. Confira os detalhes desse release.

MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Agora, o Mesa 23 foi lançado como a mais nova atualização de recursos da pilha de drivers gráficos OpenGL/Vulkan de código aberto que também suporta aceleração de vídeo e outros recursos de GPU no desktop Linux.

Novidades do Mesa 23

Mesa 23 lançada com suporte ao Radeon Memory Visualizer Support

Os destaques do Mesa 23 incluem suporte Radeon Memory Visualizer, vários raytracing, biblioteca de pipeline de gráficos e melhorias RDNA3 para o driver RADV (Radeon Vulkan), Rise of the Tomb Raider’s Ambient Occlusion pass misrenders (swimming shadows), suporte aprimorado para a área de trabalho KDE Plasma ambiente ao usar a sessão Plasma Wayland e o driver Gallium LLVMpipe.

Sim. Esta versão também melhora a renderização do jogo Rise of the Tomb Raider e adiciona muitas melhorias.

O Mesa 23 também implementa mais recursos VK_EXT_dynamic_state3 para os drivers RADV e Turnip, ativa a extensão VK_EXT_mesh_shader por padrão em RADV/RDNA2, corrige falhas de Rise of the Tomb Raider na instalação soviética 20% com VK_ERROR_DEVICE_LOST no Wine/DXVK e melhora o suporte para o campo de batalha 1 (DX11), Hi-Fi Rush e videogames Minecraft, bem como o software VLC Media Player.

A lista completa de patches do Mesa 23 pode ser encontrada no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.

Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

Sair da versão mobile