O projeto Mesa lançou uma prévia da próxima versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 22.2-rc1. Confira os detalhes desse release.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Agora, após algumas semanas de atraso para permitir o lançamento de recursos adicionais, o desenvolvimento de recursos no Mesa 22.2 terminou com o Mesa 22.2-rc1, já disponível antes de seu lançamento estável nas próximas semanas.
Novidades do Mesa 22.2-rc1
No último trimestre, uma tonelada de trabalho foi incorporada ao Mesa 22.2, especialmente para os drivers Intel e AMD Radeon OpenGL/Vulkan como de costume, mas também os vários drivers OpenGL/Vulkan menores dentro do Mesa.
A Microsoft também continua contribuindo com o Upstream Mesa para melhorar seus esforços para obter a aceleração OpenGL/OpenCL/Vulkan/Video sobre o Direct3D 12 no Windows.
As mudanças nos drivers gráficos Intel e AMD Radeon continuam a dominar o desenvolvimento do Mesa graças ao suporte do fornecedor upstream.
Entre as muitas mudanças no Mesa 22.2, alguns dos itens mais proeminentes incluem:
- O suporte Intel Arc Graphics DG2/Alchemist está em melhor forma com os IDs PCI de desktop sendo adicionados e trabalhando em torno de BAR pequena, suporte de computação e outros recursos adicionados. O suporte ao Mesa 22.2 pode funcionar com kernels upstream do Linux 6.0+ assumindo o uso da opção do módulo i915.force_probe= para habilitar o suporte atualmente experimental.
- Uma grande correção de desempenho para o código de rastreamento de raio Intel DG2 Vulkan na ordem de uma melhoria de ~ 100x.
- A AMD está trabalhando no suporte RDNA3 / GFX11 para Mesa 22.2, acompanhando todo o lado do kernel de trabalho RDNA3 com o driver AMDGPU. No entanto, eles não declararam publicamente se o Linux 6.0 e o Mesa 22.2 devem ser suficientes para fornecer suporte à placa gráfica RDNA3 no dia do lançamento no Linux ou, se necessário, os patches permanecem pendentes … da AMD, que presumivelmente levará mais tempo até o lançamento ou depois antes que esteja em boa forma – dependendo se a AMD está fornecendo algum hardware para os desenvolvedores de drivers gráficos Valve e Red Hat Linux com antecedência. Fique ligado.
- O antigo driver R600g para hardware da série Radeon HD 2000 a HD 6000 (pré-GCN) reescreveu o suporte NIR e adicionou suporte NIR para GPUs pré-Evergreen.
- Suporte de alta prioridade ao contexto RadeonSI EGL para ajudar os compositores Wayland.
- O driver Radeon RADV adicionou novas extensões como primitivas_generated_query, shader_module_identifier e outras. O RADV também continuou os preparativos para o suporte ao sombreador de malha Vulkan e suporte parcial para os comandos gerados por dispositivos da NVIDIA.
- RADV habilitou consultas de raio por padrão.
- O driver ANV da Intel também adicionou extensões Vulkan recentes, como o identificador do módulo shader que é importante para o VKD3D-Proton.
- Melhorias no Mesa no Windows, como a implementação de mais recursos para a implementação do Direct3D 12 com suporte a OpenGL/Vulkan/OpenCL e WGL_ARB_create_context_robustness. Há também outros trabalhos na aceleração de vídeo D3D12 que chegaram.
- Nouveau começou a trabalhar no suporte RTX 30 “Ampere” em seu driver OpenGL.
- A implementação do Zink OpenGL-on-Vulkan viu melhorias no suporte do Windows com o X-Plane procurando usá-lo.
- O driver Lavapipe como uma implementação de software Vulkan adicionou suporte para novas extensões como VK_EXT_robustness2 e suporte a ponteiros variáveis.
- Suporte inicial ao Arm Mali Valhall OpenGL no Panfrost para acompanhar o suporte ao driver do kernel Linux 6.0 DRM.
- O driver Etnaviv Gallium3D para IP de gráficos Vivante adicionou compilação de sombreador assíncrono usando ARB_parallel_shader_compile.
- Trabalho contínuo no driver Vulkan de código aberto PowerVR que foi mesclado no início deste ano.
- Remoção do antigo caminho GLSL-to-TGSI e mais código GLSL IR sendo substituído por código NIR e drivers como Nouveau mudando para NIR por padrão.
- Suporte para a construção do Mesa com codecs de vídeo selecionados desativados devido a preocupações com patentes de software.
- Suporte a dispositivos gráficos virtuais VMware SVGAv3.
- Driver Vênus Vulkan mais rápido.
Os candidatos a lançamentos semanais do Mesa 22.2 são esperados até que o lançamento estável seja lançado por volta do final de agosto.
Como instalar ou atualizar
O Mesa 22.2-rc1 pode ser baixado no GitLab do FreeDesktop.org.
Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu