E foi lançado o Mesa 21.3 com melhorias Zink, RADV e Panfrost. Confira os detalhes desse release e veja como instalar no seu sistema.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Agora, o Eric Engestrom anunciou o lançamento do Mesa 21.3 como a terceira grande atualização para a mais recente e melhor série de pilha gráfica de código aberto Mesa 21 para distribuições Linux.
Novidades do Mesa 21.3
O Mesa 21.3 está aqui três meses e meio depois do Mesa 21.2 para melhorar ainda mais a pilha gráfica número um do Linux.
Ele traz muitas melhorias excelentes, começando com a conformidade oficial com OpenGL ES 3.1 para o driver Panfrost da Collabora, compilação de shader threaded para o driver Iris, suporte para OpenGL ES 3.2 para o driver Zink e suporte para vídeos AV1 para a API Video Acceleration (VA-API) .
Além disso, o Mesa 21.3 apresenta suporte experimental de traçado de raio para o driver Radeon Vulkan (RADV), suporte Vulkan 1.2, novas extensões e filtragem de textura anisotrópica para o driver Lavapipe, bem como suporte para OpenGL 4.5 e OpenGL FP16 para o driver LLVMpipe, que agora é até três vezes mais rápido para cargas de trabalho 2D.
Recém-suportados extensões Vulkan por Lavapipe incluem VK_EXT_color_write_enable, VK_KHR_timeline_semaphore, VK_EXT_external_memory_host, VK_KHR_depth_stencil_resolve, VK_KHR_shader_float16_int8, VK_KHR_shader_subgroup_extended_types em lavapipe, VK_EXT_primitive_topology_list_restart e VK_KHR_spirv_1_4.
LLVMpipe agora suporta as extensões GL_ARB_texture_filter_anisotropic e GL_AMD_pinned_memory OpenGL, eo motorista AdVr agora suporta a VK_EXT_shader_atomic_float2, VK_EXT_vertex_input_dynamic_state, VK_EXT_primitive_topology_list_restart, VK_KHR_shader_integer_dot_product, VK_KHR_maintenance4 e extensões VK_KHR_format_feature_flags2 Vulkan.
Além disso, o Mesa 21.3 adiciona uma solução alternativa para vários jogos e suporte para a extensão EGL_EXT_present_opaque no Wayland, habilita a seleção baseada em shader NGG por padrão para GFX10.3 em RADV e adiciona suporte para as extensões VK_EXT_shader_atomic_float2 e VK_KHR_synchronization2 para o Vulkan2 Driver ANV Vulkan.
Obviamente, o Mesa 21.3 também corrige vários bugs para tornar sua experiência de jogo no Linux melhor.
Ele melhora o suporte para Tomb Raider, Euro Truck Simulator 2, DOOM Eternal, Doom 3, Genshin Impact, Resident Evil: Village, Resident Evil 2, Unreal Tournament, Cathedral, Aliens: Fireteam Elite, Dota 2, Final Fantasy V, Monster Hunter Rise Demo, Valheim, World War Z: Aftermath, Assault Android Cactus e jogos Splitgate.
Por último, mas não menos importante, ele corrige um travamento do Wayland com o navegador Mozilla Firefox, um travamento no ambiente de desktop KDE Plasma que ocorreu após fechar o downloader da “tela inicial”, um travamento em jogos Godot quando a sobreposição do Steam está habilitada e melhora suporte para o smartphone OnePlus 8 Android.
Consulte o anúncio de lançamento para obter mais detalhes sobre o Mesa 21.3.
Como instalar ou atualizar
Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu