O projeto Mesa informou que lançou a mais recente versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 20.1.8. Confira os detalhes desse release.
MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.
Agora, o Mesa 20.2 (ou 20.2-RC5) não foi lançado na semana passada conforme o planejado, mas temporariamente o ciclo de lançamento do Mesa 20.1.x trouxe 20.1.8 na quarta-feira e agora foi estendido para ter pelo menos um nono ponto de lançamento para permitir mais tempo até que não apenas o Mesa 20.2.0 seja enviado, mas também o alinhamento do Mesa 20.2.1.
Novidades do Mesa 20.1.8
Mesa 20.1.8 traz uma solução alternativa RadeonSI para Wasteland 2, uma correção de problema de threading para RADV, uma correção OpenSWR para compilar com MinGW, algumas correções RadeonSI em torno de objetos de sincronização e uma variedade de outras pequenas correções para o código central do Mesa e outros drivers .
O Mesa 20.1.8 em si não é muito interessante, mas aqueles interessados na lista completa de mudanças podem ver o anúncio da lista de discussão.
Enquanto isso, nesta semana, esperamos ver o Mesa 20.2.0 como o lançamento de recursos Q3’2020 para a pilha de drivers Mesa3D.
A lista completa das correções dessa versão pode ser encontrada no anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Mesa 20.1.8
Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.
Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu
- Como instalar o editor VSCodium no Linux via Snap
- Como instalar o build planner Path of Building no Linux via Snap
- Como instalar o gerenciador de tarefas Taskwarrior no Linux via Snap
- Cliente Spotify no Terminal? Instale o ncspot via Snap!