Mesa 19 foi lançado com inúmeras melhorias importantes

O projeto Mesa informou que lançou a mais recente versão de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 19 com inúmeras melhorias. Confira os detalhes desse release.


Os drivers MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel.
Mesa 19 foi lançada com inúmeras melhorias importantes

Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Novidades do Mesa 19

A equipe por trás do projeto Mesa 3D Graphics Library anunciou recentemente a versão final e a disponibilidade geral da já esperada série de stack gráficos Mesa 19 para sistemas operacionais baseados em Linux.

Implementando a API do OpenGL 4.5, a pilha de gráficos do Mesa 19.0 finalmente chegou após um ciclo de desenvolvimento estendido que ocorreu nos últimos três meses. Ele traz dezenas de novos recursos, novas extensões e inúmeras correções de bugs.

Os destaques desta nova série incluem suporte a GPUs AMD Radeon Vega 10, Vega 20 e Vega M, compatibilidade com GNU Hurd e compatibilidade com LLVM 7.

No anúncio, Dylan Baker disse o seguinte:

“Tenho o prazer de anunciar a disponibilidade geral da mesa 19. Tivemos um processo rc ligeiramente longo com 7 RCs (deveria ter havido 6, mas houve um erro no script para extrair patches, resultando em dois para apoiar os RCs). Em geral, esta versão foi bem elaborada e estou ansioso pelo ciclo de lançamento estável.”

A pilha de gráficos Mesa 19.0 também vem com inúmeras novas extensões para as tecnologias OpenGL e Vulkan.

Para OpenGL, podemos mencionar GL_AMD_texture_texture4 para todos os drivers OpenGL 4.0, implementações de software baseadas em shader de GL_ARB_vertex_attrib_64bit, GL_ARB_shader_ballot, GL_ARB_gpu_shader_fp64 e GL_ARB_gpu_shader_int64 para o driver i965, bem como a extensão GL_NV_shader_atomic_float para o driver nvc0 que suporta apenas Fermi/Kepler.

Há várias extensões ES adicionadas no Mesa 19, GL_EXT_shader_implicit_conversions para todos os drivers, GL_EXT_texture_compression_bptc para todos os drivers do OpenGL 4.0, GL_EXT_texture_compression_rgtc para todos os drivers do OpenGL 3.0, GL_EXT_texture_view e GL_OES_texture_view para drivers que suportam exibições de textura e GL_EXT_render_snorm para drivers Gallium.

Para Vulkan, Mesa 19,0 adiciona o VK_ANDROID_external_memory_android_hardware_buffer, VK_KHR_depth_stencil_resolve, VK_KHR_draw_indirect_count, VK_EXT_conditional_rendering e extensões VK_EXT_scalar_block_layout para GPUs Intel, bem como a VK_EXT_memory_budget e VK_EXT_scalar_block_layout para a AMD Radeon GPUs e correções e expôs-re extensão VK_EXT_pci_bus_info tanto para a Intel ANV e Radeon AdVr Drivers Vulkan.

É claro que existem várias correções de bugs e outras pequenas mudanças incluídas na série de gráficos da Mesa 19.0, então, é recomendável que você estude o changelog completo se você estiver curioso para saber exatamente o que é corrigido ou adicionado nesta versão principal.

Para saber mais sobre essa versão do Mesa 19, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Mesa

Para instalar a versão mais recente do Mesa nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile