O projeto Manjaro anunciou o lançamento de um novo snapshot de sua distribuição, o Manjaro 18. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
O Manjaro é um sistema operacional baseado em Arch Linux desenvolvido na Áustria, Alemanha e França, com foco em fornecer um sistema operacional amigável ao usuário com todo o poder do Arch Linux para usuários iniciantes de computador e especialistas ao mesmo tempo.
Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento, capacidade de instalar múltiplos kernels, scripts Bash especiais para gerenciar drivers gráficos e ampla capacidade de configuração de desktop.
O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções de desktop, assim como o KDE, o GNOME e uma edição Net minimalista para usuários mais avançados.
Os sabores/variantes da área de trabalho compatíveis com a comunidade também estão disponíveis.
Novidades do Manjaro 18
Manjaro 18.0, codinome ‘Illyria’ traz atualizações principais e secundárias para o sistema operacional e torna sua experiência geral mais agradável.
É gratificante ver como um sistema operacional que começou como um projeto de hobby chegou até aqui com vários scripts de interface do usuário, suporte para a tecnologia Optimus da NVIDIA, etc., todos prontos para uso – recursos que se juntam para melhorar ainda mais a experiência do usuário.
O carro-chefe do Manjaro DE é o XFCE e é fornecido com a última versão 4.13. Juntamente com as melhorias gerais no DE, o XFCE faz um excelente trabalho de manter uma bela aparência minimalista e responsividade ao interagir com o sistema.
O Manjaro tem outras versões, incluindo a edição do KDE, que vem com o Plasma 5.14, Manjaro GNOME e Community Editions.
O gerenciador do kernel
O gerenciador de configurações do Manjaro fornece uma interface limpa que permite alternar facilmente entre as versões do kernel e agora suporta mais séries que você pode experimentar.
Sua série de 8 kernels varia da versão 3.16 a 4.19 – conveniente para quem gosta de ajustar o cérebro de seu sistema operacional.
Perfil de exibição
Perfil de exibição é um novo recurso que permite armazenar vários perfis para diferentes monitores e perfis.
O que é ainda mais legal sobre esse recurso é que os perfis são aplicados automaticamente dependendo da exibição à qual você está conectado. Isso faz com que a transição entre usar mais de um monitor seja perfeita.
Melhorias Visuais
Manjaro vem com um novo tema chamado Adapta-Maia. Adapta soa familiar?
Outras melhorias
O Manjaro vem com mais 584 temas bootsplash, uma atualização do pamac, Firefox e suporte para mais Netbooks.
O systemd agora define aviso de nível de log quando encontra-se quieto e atualizações normais de upstream habitual.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Manjaro 18
O Manjaro continua sendo uma distro rolling release (lançamento contínuo), então você não precisa se preocupar em realizar uma instalação limpa se tiver uma versão mais antiga instalada.
Sua versão do sistema operacional será continuamente atualizada com as últimas correções de bugs, aprimoramento do UX e recursos em segundo plano.
Mas se você ainda não usa essa distro e ou quer fazer uma instalação limpa a imagem ISO do Manjaro 18 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux