E foi lançado o ambiente desktop LXQt 0.16 com muitos novos recursos distribuídos em componentes. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
LXQt é resultado da fusão entre os projetos LXDE-Qt e Razor-qt: um ambiente de desktop leve, modular, super rápido e fácil de usar. Esse ambiente é uma boa opção para quem não quer ficar no Unity/Gnome ou quer experimentar novos ares.
Ele usa o gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos PCManFM-Qt (que é um port em qt do PCManFM), o painel de desktop razor-panel, bem como outros itens Qt, como seus Core Components.
LXQt é o desktop leve usado por sistemas operacionais que não buscam muitas opções de personalização ou produtividade, mas sim focados no desempenho.
Esse ambiente gráfico usado por distribuições como o Lubuntu ficou praticamente congelado por mais de um ano.
Em abril, o projeto lançou uma grande atualização, e parece que eles não querem voltar tanto tempo sem lançar destaques, então eles lançaram o LXQt 0.16.0 recentemente.
E vem com muitos novos recursos distribuídos em componentes, como seu painel, seu aplicativo de configuração, gerenciamento de energia ou seu emulador de terminal.
Novidades do LXQt 0.16
Abaixo você encontra a lista das novidades mais marcantes que chegaram junto com a nova parcela deste desktop.
- Adicionadas novas opções ao LibFM-Qt/PCManFM-Qt.
- Melhorias no aplicativo de configuração LXQt.
- As teclas agora podem ser personalizadas para desligar, suspender ou hibernar o computador, graças ao novo suporte adicionado ao gerenciador de energia LXQt.
- LXImage Qt adiciona suporte para redimensionar imagens, bem como mais formatos de imagem.
- O LXQt Archiver agora abre pacotes RPM corretamente.
- Gerenciamento e configuração aprimorados para a seleção padrão do cliente de e-mail, gerenciador de arquivos ou navegador da web.
- Três novos temas foram adicionados.
Para saber mais sobre essa versão do LXQt, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o LXQt
O LXQt 0.16.0 agora está oficialmente disponível, mas no momento em que este artigo foi escrito, ele está apenas na forma de código.
Os usuários interessados podem baixá-lo deste ou deste outro link para instalação manual.
Nas próximas semanas, os sistemas operacionais que utilizam este desktop começarão a adicionar a nova versão como atualização, desde que sua filosofia o permita.
Em sistemas operacionais como o Lubuntu, você terá que esperar pelo menos até o lançamento do Lubuntu 21.04 Hirsute Hippo, que ocorrerá em 22 de abril de 2021.