Lubuntu mudará para o Wayland por padrão no Ubuntu 20.10

Simon Quigley, release manager do Lubuntu, anunciou que o Lubuntu mudará para o Wayland por padrão no Ubuntu 20.10. Confira os detalhes dessa mudança.


O Lubuntu é uma variante do Ubuntu, rápida, leve e que economiza energia, usando o desktop LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment), e em breve, o LxQT.
Lubuntu mudará para o Wayland por padrão no Ubuntu 20.10

Essa distribuição destina-se a ter requisitos de sistema de baixo recurso e é projetado principalmente para netbooks, dispositivos móveis e PCs mais antigos.

Lubuntu mudará para o Wayland por padrão no Ubuntu 20.10

Como seu irmão mais velho Ubuntu e outros sabores oficiais, Lubuntu ainda está usando o antigo X.Org Server por padrão, por conta da recente decisão da Canonical de esperar um pouco mais para adotar o Wayland.

Nada impede que os usuários mudem para Wayland se eles quiserem um servidor de exibição mais seguro e capaz para seus computadores.

Mas isso está prestes a mudar nos próximos anos, já que o Lubuntu irá adotar Wayland por padrão.

O Ubuntu já tentou migrar para o Wayland por padrão com o agora obsoleto Ubuntu 17.10, mas teve que voltar para o X.Org Server no Ubuntu 18.04 LTS e colocar o Wayland no banco de trás como uma sessão alternativa, que os usuários podem selecionar na tela do gerenciador de login.

Muito provavelmente, os desenvolvedores do Ubuntu continuarão a fazer com que o Wayland seja permanente nos próximos lançamentos, assim como os desenvolvedores Lubuntu, que pretendem lançar o Lubuntu 20.10 daqui a dois anos, em outubro de 2020, para mudar para o Wayland.

Quando perguntado por que a mudança para Wayland, Simon Quigley respondeu:

“A implementação do X é antiga e não será atualizada para abordar a forma como o Linux é usado hoje em dia. Os gerenciadores de janela são uma reflexão tardia e muitas coisas não são implementadas corretamente. Wayland é uma visão moderna do sistema de exibição do Linux.”

Placas gráficas Nvidia serão suportadas, Openbox portado será para Mir

Se você está se perguntando por que demorará dois anos para que os desenvolvedores do Lubuntu mudem para o Wayland por padrão, a resposta rápida é que o gerenciador de janelas que o Lubuntu usa por padrão, o Openbox, precisa ser portado para o servidor Mir da Canonical, que está em desenvolvimento ativo e totalmente compatível com Wayland.

Além disso, eles precisam trabalhar duro em uma solução para suportar placas gráficas Nvidia out-of-the-box (prontas para uso), e o desenvolvedor do Lubuntu, Simon Quigley, garantiu que há uma solução para as GPUs da Nvidia.

Até lá, o Lubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) está chegando neste outono em 18 de outubro de 2018, como a primeira versão que traz o ambiente de desktop LXQt por padrão.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile