Se você estava curioso, Clement Lefebvre informou que o desenvolvimento do LMDE 5 começou em janeiro e receberá recursos do Linux Mint 20.3.
O LMDE é um projeto do Linux Mint e significa “Linux Mint Debian Edition”. Seu principal objetivo é que a equipe do Linux Mint veja quão viável seria nessa distribuição e quanto trabalho seria necessário se o Ubuntu desaparecesse.
Em resumo, O LMDE pretende ser o mais semelhante possível ao Linux Mint, mas sem usar o Ubuntu. A base do pacote é fornecida pelo Debian.
Sabemos que alguns usuários duvidaram se Clement Lefebvre e sua equipe continuariam com o desenvolvimento do Linux Mint baseado diretamente no Debian.
Caso alguém tenha alguma dúvida, Clem publicou em sua nota mensal de janeiro dizendo que sim, além do fato de que o LMDE 5 (Linux Mint Debian Edition 5) começou seu desenvolvimento em janeiro.
LMDE 5 começou em janeiro e receberá recursos do Linux Mint 20.3
Para os mais impacientes, Lefebvre disse que está perto de lançar uma versão BETA, mas não deu nenhuma data específica.
E ele deu outros detalhes, sobre como que o LMDE 4 já tinha praticamente todas as funções da versão baseada no Ubuntu, neste caso o Linux Mint 20.2.
Com o LMDE 5 eles tentarão fazer o mesmo, ou seja, o “backport” de funções da versão principal (a que é baseada no Ubuntu), mas o LMDE 5 herdará as novidades do Linux Mint 20.3 lançado no início deste ano.
“O trabalho no LMDE 5 começou no início de janeiro. O LMDE 4 já estava à altura das pilhas Mint, Xapp e Cinnamon introduzidas em 20.2. Os patches que aplicamos ao Ubuntu foram transferidos e as pilhas foram atualizadas para o que foi lançado em 20.3. O resultado é um pouco decepcionante porque se parece com o Linux Mint 20.3. Sob a superfície, no entanto, ele apresenta uma base Debian 11 cujo software é mais recente que o Ubuntu 20.04, nos dando uma prévia de alguns dos desafios que enfrentaremos no Linux Mint 21. Ele nos ajuda a nos preparar para o próximo lançamento.”
Atualmente, eles estão trabalhando para corrigir uma lista de bugs que desejam corrigir antes de passar para etapas maiores.
Sendo baseado no Debian, ele usará o GNOME 3.38, nada da v40 ou v41 que já existe há muito tempo, mas sendo baseado no Bullseye, alguns internos serão mais novos. Se tudo correr bem, eles devem lançar a versão beta no mês de fevereiro.