E finalmente, o Linux Mint 22 Wilma foi lançado oficialmente. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência clássica de desktop com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia pronto para uso opcional.
Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacotes baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.
Agora, a espera finalmente acabou! Linux Mint, uma das melhores distribuições de desktop conhecida por sua interface amigável e estabilidade, acaba de lançar sua versão mais recente, Linux Mint 22 “Wilma”.
Linux Mint 22 Wilma foi lançado oficialmente
Já disponível antecipadamente em alguns servidores de download, Linux Mint 22 “Wilma” é uma edição de suporte de longo prazo (LTS), garantindo atualizações e patches de segurança até 2029.
Agora, sem mais delongas, vamos revisar todas as principais melhorias e novos recursos que tornam “Wilma” uma atualização notável para todos os usuários do Mint.
Na sua edição principal, o ambiente Cinnamon 6.2 introduz um Layout Editor para organizar ações do Nemo, gerenciamento aprimorado de notificações de impressora, suporte experimental a Wayland, atalhos de teclado para Spices e muito mais.
Melhorias adicionais em vários aplicativos e ferramentas incluem:
- Um novo miniaturizador de arquivos do GIMP.
- Melhores recursos de anotações no Sticky.
- Duplicação de texto aprimorada no Xed.
- Diálogos de confirmação no Timeshift.
- Aplicativos web mais inteligentes no Firefox.
Linux Mint 22 integra componentes modernos com a nova base de pacotes Ubuntu 24.04 LTS, garantindo melhor compatibilidade de hardware com o kernel atualizado versão 6.8.
Uma das principais mudanças ocultas é que o servidor de som padrão mudou para Pipewire. Outros avanços tecnológicos incluem suporte JXL no Pix, um novo miniaturador e migração de libsoup2 para libsoup3. Mas isso não é tudo.
As fontes de software agora suportam o novo formato Debian DEB822. Os temas foram atualizados para suportar GTK4, e melhorias no suporte HiDPI foram feitas em todo o sistema, incluindo a sequência de inicialização.
Além disso, o aplicativo Software Manager foi otimizado para tempos de carregamento mais rápidos e uma melhor experiência do usuário.
Ele apresenta multi-threading aprimorado, uma nova página de preferências e uma apresentação de slides em banner visualmente atraente, tornando o gerenciamento de software mais eficiente e agradável.
A equipe do Linux Mint também tomou medidas significativas para resolver questões de segurança relacionadas a Flatpaks não verificados.
Agora eles estão desativados por padrão, claramente marcados quando ativados e não possuem avaliações e pontuações para informar os usuários sobre riscos potenciais.
Ao mesmo tempo, Flatpaks verificados exibem nomes de mantenedores, ajudando os usuários a confiar em suas fontes de software.
No entanto, se você ainda insiste em instalar aplicativos Flatpak não verificados, você pode habilitá-los através do menu “Preferências” do aplicativo Gerenciador de Software.
Outra melhoria importante no Linux Mint 22 é sua melhor localização e uso eficiente do espaço em disco.
Diante disso, os pacotes pré-instalados para idiomas diferentes do inglês e do idioma selecionado são removidos durante a instalação, economizando significativamente espaço em disco.
Para completar, os pacotes de idiomas selecionados são baixados se houver uma conexão com a Internet disponível.
Além disso, os principais idiomas como inglês, alemão, espanhol, francês, russo, português, holandês e italiano vêm pré-carregados na imagem ISO, eliminando a necessidade de conexão com a Internet para esses idiomas.
Apesar das atualizações do pacote básico, o suporte para recursos amplamente utilizados é uma prioridade para o Linux Mint 22. A boa notícia é que o Thunderbird permanece disponível como um pacote DEB nativo, apesar da mudança do Ubuntu para o Snap.
Além disso tudo, o projeto XApp introduziu “Contas Online GNOME GTK”, restabelecendo o suporte a Contas Online em ambientes de desktop Cinnamon, Budgie, Unity, MATE e Xfce. Alguns aplicativos GNOME foram revertidos para GTK3 para manter o suporte ao tema do sistema.
Edições MATE e Xfce do Linux Mint 22
É claro que o Linux Mint não se trata apenas do Cinnamon – dois outros desktops leves estão disponíveis em suas respectivas versões “Wilma”.
Para quem prefere o Xfce, está disponível sua versão mais recente, 4.18, assim como na versão anterior do Mint 21.3. Ao mesmo tempo, se você gosta do bom e velho espírito do GNOME 2, o Linux Mint 22 MATE vem com a versão 1.26.1 do ambiente desktop.
Linux Mint 22 Wilma é uma versão de suporte de longo prazo (LTS), garantindo atualizações e patches de segurança até 2029.
Mais detalhes sobre este lançamento estão disponíveis no site oficial.
Baixe e experimente o Linux Mint 22 Wilma
A imagem ISO do Linux Mint 22 Wilma já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux