Linux Lite 5.0 RC1 lançado com kernel 5.4 LTS e suporte a UEFI

E foi lançado o Linux Lite 5.0 RC1 com kernel 5.4 LTS e suporte a UEFI, o primeiro Release Candidate do futuro Linux Lite 5.0. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro para testar.

O Linux Lite é uma distribuição Linux amigável para iniciantes, baseada no lançamento de suporte a longo prazo (LTS) do Ubuntu e com o desktop Xfce.

Linux Lite 5.0 RC1 lançado com kernel 5.4 LTS e suporte a UEFI

O Linux Lite tem como alvo principal os usuários do Windows. O objetivo é fornecer um conjunto completo de aplicativos para ajudar os usuários com suas necessidades diárias de computação, incluindo um pacote completo de escritório, players de mídia e outros softwares diários essenciais.

Agora, o projeto lançou o primeiro Release Candidate do futuro Linux Lite 5.0, Linux Lite 5.0 RC1.

É isso mesmo, a próxima distribuição do Linux Lite 5.0 agora tem um Release Candidate que você pode testar em seu computador pessoal e conhecer rapidamente os novos recursos e alterações.

Novidades do Linux Lite 5.0 RC1

Com base no sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), que será lançado em breve, o maior novo recurso do Linux Lite 5.0 é o suporte pronto para uso em computadores UEFI.

Isso significa que agora você pode executar o Linux Lite em PCs de inicialização segura. No entanto, o desenvolvedor recomenda que você desative o Secure Boot antes de instalar a distribuição, porque “é um grande aborrecimento ativá-lo”.

Esta versão também traz um novo recurso de verificação de integridade que garantirá que o computador esteja em bom estado. A verificação é feita durante a inicialização e pode ser cancelada usando o atalho de teclado Crtl + C.

Além disso, o aplicativo de firewall GUFW foi substituído pelo FireWallD, que parece ser mais configurável. Também foi substituído o aplicativo Leafpad, pois o Mousepad agora é o editor de texto padrão.

Um novo notificador de atualização também está presente no Linux Lite 5.0, ativado por padrão, e o menu mais recente dos aplicativos WhiskerMenu foi incluído e apresenta uma nova classificação padrão, mostrando Instalar atualizações na parte superior da lista Favoritos.

Quanto à seleção de software, o Linux Lite 5.0 incluirá dois novos aplicativos, o GNOME Paint e o Xfce Screensaver, além do Mozilla Firefox 75.0, Mozilla Thunderbird 68.7.0, LibreOffice 6.4.2.2, VLC 3.0.9 e GIMP 2.10 .18.

Os aplicativos Lite Welcome e Lite User Manager internos foram atualizados para usar as mais recentes tecnologias GTK 3 e Python 3.

Outra grande atualização é o Lite Software, que agora possui o aplicativo de anotações Zim, em vez do CherryTree, e o Google Chrome que substitui o navegador Chromium, porque o último agora é um Snap.

Sob o capô, a distribuição está usando o kernel 5.4 LTS do Ubuntu 20.04 LTS. No entanto, os usuários poderão instalar qualquer outro kernel 3.13 até a versão mais recente do Linux 5.6, se precisarem de um melhor suporte de hardware.

Obviamente, existem muitas outras mudanças menores incluídas nesta versão, como suporte à arquitetura dupla, escolha de idioma na tela de login, um instalador OEM para varejistas, novo local padrão de papel de parede e novas opções de tela de logout.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Linux Lite 5.0 RC1

A imagem ISO do Linux Lite 5.0 RC1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento e não é recomendada para uso em ambientes de produção.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 232

Deixe um comentário

Sair da versão mobile