Apesar de uma cópia do código-fonte do Linux conter as palavras “I Am Satoshi”, Linus Torvalds não é Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin.
Recentemente, uma cópia do código-fonte do Linux surgiu contendo as palavras “I Am Satoshi”, uma referência ao criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto. No entanto, a afirmação parece no máximo uma piada e quase certamente não veio do próprio Torvalds.
Linus Torvalds não é Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin
Rumores circularam recentemente informando de que o inventor do Linux, Linus Torvalds, pode ter insinuado enigmaticamente ser o inventor do Bitcoin. Esses rumores, no entanto, são provavelmente apenas isso: rumores.
As palavras “I Am Satoshi” estão incluídas em uma cópia do makefile do kernel Linux sob o campo de nome. O arquivo está incluído no que parece ser o repositório GitHub do criador do Linux, Linus Torvalds.
Embora à primeira vista pareça que o próprio Torvalds postou a frase como uma piada, não está claro se ele realmente o fez.
Acontece que o design do GitHub possibilita que outros usuários possam criar um fork de um repositório e fazer alterações que parecem pertencer ao proprietário original do repositório.
Anteriormente, alguém usou uma tática semelhante para incitar os usuários a deixar o Linux. O leia-me do fork dizia: “Ei pessoal, sou eu, linus torvalds, autor do grande sucesso linux” e passa a promover o Windows XP.
A versão mais recente do makefile do Linux no repositório principal inclui as palavras “Gobble Gobble” no campo de nome. Isso parece ser uma piada com tema de peru da parte de Torvalds, já que o arquivo foi atualizado no Dia de Ação de Graças do ano passado.
Torvalds adotou uma abordagem prática para a cópia do kernel Linux hospedado no GitHub, já que a cópia principal está hospedada no kernel.org.
Embora seja extremamente improvável que Torvalds seja realmente a verdadeira identidade por trás do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, as duas figuras foram comparadas devido ao fato de que ambos criaram peças altamente reconhecíveis de software de código aberto.
Além disso, alguns notaram semelhanças entre o sistema de controle de versão do Bitcoin e do Torvalds Git.
Embora o Git não seja um verdadeiro blockchain, é um livro-razão que usa hash criptográfico e pode ser considerado um parente distante do blockchain.
Torvalds nunca comentou publicamente sobre o Bitcoin. Em 2014, descobriu-se que vários desenvolvedores, incluindo Torvalds, não coletaram dicas de Bitcoin enviadas a eles por meio do serviço Tip4Commit, sugerindo que o fundador do Linux não está interessado em criptomoedas.
Um dos contemporâneos de Torvalds, o fundador do GNU, Richard Stallman, criticou publicamente o Bitcoin em 2020. Ele criticou a privacidade da moeda e afirmou que evita completamente os pagamentos digitais.