A TDF anunciou o lançamento do LibreOffice 7.1.1 com correções para mais de 90 erros. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O LibreOffice é a suíte office desenvolvida pela The Document Foundation (TDF). Mas ele é bem mais que isso: é uma das mais populares suíte de escritório multiplataforma e de código aberto.
Em resumo, o LibreOffice é uma suíte de escritório livre compatível com os principais pacotes de escritório do mercado.
No início de agosto, a The Document Foundation lançou o LibreOffice 7.0. Foi um lançamento com melhorias importantes, entre as quais destaca-se a melhoria da compatibilidade com o Microsoft Office.
Agora, a Document Foundation lançou o pacote de escritório de código-fonte aberto e multiplataforma LibreOffice 7.1.1 para todas as plataformas suportadas, um grande lançamento que apresenta novos recursos e melhorias.
Novidades do LibreOffice 7.1
Lançado há um mês, o pacote de escritório LibreOffice 7.1 apresenta vários novos recursos e melhorias, como uma nova caixa de diálogo que permite selecionar o tipo de interface do usuário de sua escolha no início, uma nova caixa de diálogo de adições que permite pesquisar, baixar e instalar extensões com um único clique e interoperabilidade aprimorada com formatos de documentos proprietários como DOCX, XLSX e PPTX.
O LibreOffice 7.1 também apresenta a capacidade de exibir todos os arquivos suportados ao adicionar uma nova extensão no Extension Manager, uma caixa de diálogo de visualização de impressão aprimorada que atualiza de forma assíncrona para não bloquear a interface do usuário ao ajustar as configurações, bem como muitas outras melhorias para o Writer, Calc, Impress e Draw.
Agora, o LibreOffice 7.1.1 está aqui como o primeiro lançamento pontual da série, abordando mais de 90 bugs em todos os componentes principais do pacote de escritório.
Os detalhes dessas correções de bugs estão disponíveis aqui e aqui para meus usuários experientes em tecnologia que desejam saber o que exatamente foi corrigido nesta atualização de manutenção.
Como um lembrete, esta é a edição chamada “Comunidade” do LibreOffice 7.1, representando o que há de mais moderno em termos de recursos e direcionando apenas para entusiastas de tecnologia e usuários avançados que desejam usar os recursos mais recentes, e não é recomendada para implantação em empresas ambientes.
A série de suíte de escritório LibreOffice 7.1 terá suporte até 30 de novembro de 2021.
Para mais detalhes e para ver os novos recursos em ação, você pode conferir o vídeo abaixo ou as notas de lançamento completas.
Como instalar ou atualizar o LibreOffice 7.1.1
Em breve, os usuários do Linux também poderão instalar a versão do LibreOffice 7.0 a partir dos repositórios de software estáveis de suas distribuições Linux favoritas.
Você pode baixar essa versão do LibreOffice agora mesmo no site oficial ou usar um dos tutoriais mais abaixo.
E para quem quer instalar ou atualizar o LibreOffice mais recente, basta usar um desses tutoriais:
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Linux via FlatpakComo instalar o LibreOffice no Linux Ubuntu 18.04 LTS e outras distros
Como instalar a versão mais recente do LibreOffice no Ubuntu via PPA ou SNAP
Como instalar o LibreOffice beta no Linux via Snap