A Purism anunciou que seu futuro smartphone Librem 5 usará uma interface baseada no Gnome, apelidada inicialmente de “GNOME mobile shell”. Confira os detalhes e as imagens dessa novidade.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
O smartphone Librem 5 é um telefone com Linux criptografado e focado em segurança e privacidade. O aparelho ainda não foi lançado oficialmente, mas já se tornou objeto de desejo de muitos usuários.
Se você sonha possuir um telefone Linux que respeite sua privacidade e mantenha seus dados seguros, o Librem 5 provavelamente será o que você procura.
O Librem 5 é resultado de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) e será lançado em em janeiro de 2019. Com esse prazo cada vez mais próximo, a equipe de desenvolvimento liberou mais informações sobre o que podemos esperar do dispositivo.
Smartphone Librem 5 usará uma interface baseada no Gnome
O diretor de criação da Purism, François Téchené, afirmou em um relatório recente sobre as primeiras tentativas reais de design da interface do usuário do Librem 5, que estará usando uma interface do usuário baseada no ambiente GNOME.
A primeira versão desta interface de usuário móvel baseada no GNOME para o Librem 5 é chamada internamente como “phosh” e focará na eficiência e robustez, e a Purism até quer empurrá-lo para o upstream como o “GNOME mobile shell”.
François Téchené, diretor de criação da Purism, disse o seguinte:
“Nosso objetivo com o Librem 5 é melhorar a identidade visual da linha Librem, mantendo a aparência minimalista e humilde que caracteriza a linha Librem existente. O principal desafio do design de caso é a necessidade de equilibrar estética, ergonomia, conveniência e limitações técnicas.”
Já era certo que o Librem 5 seria lançado por padrão com o sistema operacional PureOS baseado no Debian e uma interface de usuário móvel baseada no GNOME, mas isso nunca foi mostrado, haviam apenas renderizações da possível interface.
Como é possível ver na captura de tela abaixo, a interface do usuário possui uma tela de bloqueio, uma tela de desbloqueio baseada em PIN e uma tela inicial semelhante à do GNOME Shell para desktop.
A tela inicial mostrará aos usuários uma lista paginada de aplicativos instalados, já que o Librem 5 incluirá alguns aplicativos padrão para você começar a usá-lo.
A interface do usuário GNOME mobile shell também apresentará uma barra superior semelhante à dos telefones Android, para que você possa visualizar informações úteis como níveis de bateria e áudio, status Wi-Fi e GSM, hora atual, notificações de vários aplicativos e etc.
Também haverá uma barra inferior para simular um botão inicial na tela, que será visível apenas ao abrir um aplicativo.
Um teclado virtual também está presente e há também uma tela para notificações de chamadas recebidas. Não é muito, mas Purism acredita que é um excelente ponto de partida para os primeiros usuários do smartphone Librem 5.
O minimalista GNOME mobile deve estar pronto para o lançamento inicial do telefone Librem 5 no início de janeiro de 2019.
Depois disso, a equipe de design concentrará seus esforços em aprimorá-lo com novos recursos mais atraentes, como suporte multitarefa, pesquisa integrada, bem como mais melhorias de notificação.
Enquanto isso, o Purism estará trabalhando em um aplicativo elegante de Contatos que virá por padrão com o GNOME mobile e será um componente principal para os recursos de comunicação do dispositivo, pois ele trata o gerenciamento de contatos e aplicativos como Mensagens e Chamadas.