O smartphone Librem 5 suportará o Ubuntu Touch

De acordo com a Purism, o smartphone Librem 5 suportará o Ubuntu Touch, ou seja, esse sistema poderá ser instalado no aparelhos. Confira os detalhes dessa novidade.


Liderada pelo talentoso desenvolvedor Linux, Marius Gripsgard, a UBports Foundation mantém o sistema operacional Ubuntu Touch, que anteriormente era desenvolvido pela Canonical e foi deixado de lado, junto com o ambiente Unity.
O smartphone Librem 5 suportará o Ubuntu Touch

O Ubuntu Touch já está disponível para vários smartphones populares, incluindo o Fairphone 2, Nexus 5 e OnePlus One, bem como para o tablet BQ Aquaris M10 FHD, que foi projetado especificamente para executar o Ubuntu Touch.

O smartphone Librem 5 suportará o Ubuntu Touch

Agora, Purism e UBports estão se unindo para oferecer o sistema operacional mobile Ubuntu Touch no seu smartphone Linux, o Librem 5, um dispositivo que promete ser o primeiro com o sistema do pinguim focado em privacidade e segurança.

Esse aparelho foi capitalizado via financiamento coletivo e que arrecadou mais de U$$ 2 milhões no ano passado.

Com acesso antecipado aos quadros de desenvolvimento do Librem 5, o UBports poderá para integrar o Ubuntu Touch e seus aplicativos nativos com o hardware do Librem 5 da melhor forma possível.

Com isso, embora não seja o sistema operacional padrão, os usuários poderão executar facilmente o Ubuntu Touch no Librem 5.

Sobre a parceria, Marius Gripsgard, fundador do UBports disse o seguinte:

“Ter o Ubuntu Touch funcionando por padrão em um smartphone como o Librem 5 é uma abordagem ideal para oferecer facilidade de uso para as pessoas enquanto aumenta nossa base de instalação. A parceria com o Purism permitirá pela primeira vez levar o UBports para dispositivos comerciais bem suportados. O Librem 5 será o hardware ideal para o Ubuntu Touch, especialmente porque não exigirá um subsistema Android.”

Librem 5 chega em janeiro de 2019 com três sistemas operacionais móveis

Quando for lançado no início de 2019, o Librem 5 será o único smartphone no mercado que pode rodar nada menos que três sistemas operacionais móveis totalmente livres e de código aberto.

O sistema são o PureOS baseado em Debian que executa uma variante do ambiente GNOME e que será o sistema operacional padrão no Librem 5, o PureOS com a interface KDE Plasma Mobile e o Ubuntu Touch desenvolvido pela UBports.

Sobre o suporte ao Ubuntu Touch, Todd Weaver, CEO da Purism, disse o seguinte:

“Ter o Ubuntu Touch eliminando completamente o Android e utilizar nosso hardware é uma vitória para os usuários. Enquanto desenvolvemos, apoiamos e recomendamos o PureOS, permitir uma alternativa aos usuários que é suportada pela Purism só pode ajudar a causa da melhoria dos direitos digitais para os usuários.”

Com isso em mente, o Librem 5 provavelmente se tornará o novo Ubuntu Phone que você sempre quis e que a Canonical não conseguiu produzir e manter.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile