O projeto LibreELEC lançou a primeira atualização de manutenção do seu sistema, o LibreELEC 9.0.1, com Kodi 18.1 e kernel 4.19.23. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o media center Kodi no Linux via Flatpak
- OSMC – Um linux para Raspberry Pi que vem com Kodi media center
- Repositório PPA do Kodi será aposentado
O LibreELEC é um sistema operacional que vem com tudo que é (ou apenas o) necessário para rodar o média center Kodi.
Essa é uma distribuição Linux criada para executar o Kodi em hardware atual e popular. O projeto é uma evolução do projeto OpenELEC.
O software LibreELEC será familiar para os usuários do OpenELEC. A distribuição é executada em computadores desktop x86, dispositivos Raspberry Pi e computadores ODroid e WeTek, além de vários outros dispositivos.
Novidades do LibreELEC 9.0.1
Lançada no início deste mês, a série LibreELEC 9.0 “Leia” é baseada no mais recente software de mídia de código aberto “open source”, o Kodi 18, que adiciona inúmeros recursos e aprimoramentos como suporte a jogos retro, suporte a DRM para streaming de conteúdo de sites como Netflix ou Amazon Prime e muito mais.
O LibreELEC 9.0.1 chega como o primeiro lançamento da atualização da série LibreELEC 9.0 “Leia”, atualizando o centro de mídia Kodi para a versão 18.1 e o kernel para a versão 4.19.23, para melhor suporte de hardware.
Além disso, essa versão melhora o suporte para a sintonização TBS 5520SE e controles remotos Zotac.
Sobre essa versão, o anúncio diz o seguinte:
“LibreELEC 9.0.1 (Leia) chegou baseado no Kodi v18.1, o release 9.0.1 contém muitas mudanças e refinamentos para a experiência do usuário e uma revisão completa do núcleo subjacente do sistema operacional para melhorar a estabilidade e ampliar o suporte de hardware.”
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o LibreELEC 9.0.1
A versão de manutenção do LibreELEC 9.0.1 já está disponível para download no site oficial (links mais abaixo) de vários dispositivos incorporados, incluindo Raspberry Pi 1, Raspberry Pi 2, Raspberry Pi 3, Raspberry Pi 3 Model B+, Raspberry Pi Zero, Raspberry Pi Zero W, ASUS Tinker Board, Mqmaker MiQi, Firefly ROC-RK3328-CC, e PINE64 ROCK64.
O PINE64 RockPro64, Slice (CM), Slice (CM3/3+), Libre Computer LePotato, Odroid C2, Khadas VIM, Popcorn Hour Transformer, Popcorn Hour RockBox, WeTek Core, WeTek Hub, WeTek Play 1, WeTek Play 2, 96rocks ROCK960, Khadas Edge, Rockchip Sapphire, Radxa ROCK Pi 4, MVR9 e Z28 também são suportados.
Uma compilação genérica para computadores Intel, Nvidia ou AMD de 64 bits (x86_64) também está disponível.
É claro que as imagens do LibreELEC 9.0.1 estão aqui para novas implantações, já que os usuários existentes do LibreELEC precisam apenas atualizar suas instalações, o que acontecerá durante a próxima inicialização e levará algum tempo, dependendo do hardware e da coleção de mídia.
As imagens ISO do LibreELEC 9.0.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux