E foi lançada a libavif 1 com ABI estável e suporte experimental AV2. Confira os detalhes dessa importante atualização.
Libavif é a implementação C portátil para o formato de imagem AVIF baseado no codec de vídeo AV1. Libavif continua a oferecer suporte a codecs AV1 via libaom, dav1d, libgav1, rav1e e SVT-AV1 para várias opções de codificação e decodificação.
Esta biblioteca pretende ser uma implementação C amigável e portátil do formato de arquivo de imagem AV1, conforme descrito em https://aomediacodec.github.io/av1-avif/
Libavif é um trabalho em andamento, mas já pode codificar e decodificar todos os formatos YUV e profundidades de bits suportados pelo AOM (com alfa).
Por enquanto, é recomendado que você verifique/use lançamentos marcados em vez de apenas usar o branch master. serão criadas regularmente novas versões à medida que correções de bugs e recursos forem adicionados.
Agora, a Alliance For Open Media lançou libavif 1.0, a biblioteca de referência para o formato de arquivo de imagem AV1 (AVIF) com suporte para codificação e decodificação de imagem.
Novidades do libavif 1.0
Com a declaração de hoje do libavif 1.0, a interface binária do aplicativo (ABI) agora é considerada estável por algum tempo para ajudar a facilitar a adoção desta biblioteca AVIF.
A versão libavif 1.0 também adiciona suporte para leitura e gravação de metadados clli, manuseio aprimorado em sequências de imagens AVIF animadas, API experimental para codificação AVIF progressiva, uma nova API para lidar com conversão de cores YUV para RGB multithread, suporte AV2 experimental que pode ser habilitado via novos sinalizadores de compilação e uma variedade de outras mudanças.
AV2 é o sucessor de próxima geração do AV1.
Para saber mais sobre essa versão do libavif, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o libavif
Downloads e mais detalhes sobre a biblioteca de referência libavif 1.0 atual e o codificador avifenc e decodificadores avifdec via GitHub.