Se você gosta do hardware da Microsoft, saiba que em breve laptops Windows ARM poderão executar o Ubuntu. Confira os detalhes dessa boa novidade.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Um novo projeto de código aberto tem como objetivo levar o Ubuntu totalmente funcional para laptops ARM Windows 10, como o HP Envy X2, na foto abaixo.
Atualmente, uma série de laptops Windows 10 que rodam sobre os processadores Qualcomm Snapdragon ARM estão disponíveis nos principais fabricantes de PCs.
Notebooks como o HP Envy x2 e o Asus NovaGo, apesar de inovadores e oferecendo uma bateria de longa duração, têm sido criticados por usuários e blogueiros técnicos por serem lentos.
Baixo desempenho e incompatibilidade de aplicativos em torno do emulador “x86” do Windows 10 para uso em ARM, tem perseguido essas máquinas desde o lançamento.
Mas a ajuda está finalmente à mão 🙂
Em breve laptops Windows ARM poderão executar o Ubuntu
Agora, vamos aos fatos: o Ubuntu no ARM não é novidade. Heck, Ubuntu (assim como a maioria das distribuições Linux) suportam a arquitetura aarch64 (ARMv8) em vários níveis e já faz um tempo!
O que é diferente aqui é o foco. O chamado ‘aarch64-laptops project‘ quer resolver problemas de longa data, simplificar a instalação e configuração e trabalhar para obter suporte total para o Ubuntu em dispositivos ARM 64.
O projeto suporta três laptops ARM atualmente, todos executados no chip Qualcomm Snapdragon 835:
- HP Envy x2
- Asus NovaGo
- Lenovo Miix 630
Executar o Ubuntu nesses dispositivos envolve fazer o download de uma imagem pré-compilada, gravá-la em um cartão SD usando uma ferramenta personalizada, colocar esse cartão em uma máquina e inicializar no Ubuntu.
Trabalho em progresso
Para que ninguém se apresse para baixar e exibir uma das imagens pré-compiladas neste exato segundo, devo salientar que o projeto é um trabalho muito em andamento.
Alguns recursos críticos estão ausentes ou ainda não são suportados, incluindo:
- O touchpad não funciona no ASUS NovaGo;
- Wi-Fi não funciona em funcionamento em todos os modelos;
- Armazenamento a bordo inacessível;
- Nenhum gráfico acelerado ainda;
Nenhum Wi-Fi seria um grande empecilho para muitas pessoas. Mas o projeto Laptops Arch64 diz que o trabalho do kernel do Linux pode resolver isso em breve, além de outros problemas.
Além disso, gráficos acelerados poderiam ser abordados usando o trabalho do projeto Freedreno.
O Linux é mais adequado para Laptops ARM?
Uma vez que o projeto tenha tido tempo para amadurecer, isso pode fazer com que o Linux seja um sistema operacional mais adequado para rodar em laptops ARM do que o Windows 10.
Muitos aplicativos de código aberto já estão disponíveis nativamente no ARM, sem necessidade de conversão lenta ou de uma camada de emulador.
E com muitos novos laptops ARM a caminho, incluindo o promissor PineBook Pro, o futuro do Linux em laptops ARM parece empolgante.