Lançado Ubuntu 15.04 – baixe agora

Depois de meses de trabalho duro, finalmente está disponível a versão estável do Ubuntu 15.04 Vivid Vervet e derivados oficiais. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.

Surpreendendo a todos com a ausência de um release candidate, finalmente saiu o Ubuntu 15.04 Vivid Vervet. Essa versão, terá suporte por 9 meses para o Ubuntu Desktop, Ubuntu Server, Ubuntu Core, Kubuntu, Ubuntu Kylin, juntamente com todos os outros sabores.

Entre as principais novidades introduzidas pela Canonical no Ubuntu 15.04 está o novo Gerenciador de inicialização padrão systemd, que toma o lugar do Upstart (migração que não traz grandes melhorias em tempos de inicialização). Contudo, o sistema de inicialização já está bem estável e integrado com toda a distribuição.

Outra inovação importante introduzida no Ubuntu 15.04 é o novo Linux Kernel 3.19 que melhora muito o suporte a hardware. Ainda no quesito hardware, a distribuição também atualiza os drivers de código aberto e proprietários para placas gráficas.

No que diz respeito ao Unity, o menu padrão dos aplicativos está integrado na barra de título. Porém, você ainda pode restaurar o menu no painel de configurações do sistema, acessa as configurações de aparência, na seção comportamento.

A nova versão também traz várias atualizações para GTK+3.14. Uma migração que traz consigo novas e atualizadas versões dos aplicativos padrão como o Nautilus 3.14.2, Totem/Gnome Video 3.14.2 e etc. Além deles, essa lançamento inclui as versões mais recentes dos seguintes aplicativos: systemd, Unity 7.3, Compiz 0.9.12, Firefox 36, LibreOffice 4.4, Chromium 41, Mesa 10.5.x, Xorg Server 1.17.x. Pulseaudio foi atualizado para a versão 6, preparando o caminho para uma mudança para o próximo lançamento do Bluez5. Já o Ubuntu Server traz o OpenStack 2015.1, LXC 1.1 e assim por diante.

Quanto aos derivados oficiais do Ubuntu, destaque para estreia do Ubuntu Mate. Esse lançamento inclui várias novas melhorias e personalizações no ambiente de desktop MATE. Outra alteração diz respeito ao Kubuntu que estréia com 5 Plasma (5.2.2) e do KDE Frameworks 5.9.0, enquanto que para o Gnome Ubuntu, Xubuntu e Lubuntu são boas ou más só vários upgrades.

No que se refere aos derivados oficiais Ubuntu Mate Debuts, lançamento que inclui várias otimizações e personalizações de ambiente desktop novo colega. Outras notícias sobre o Kubuntu, que estreou a 5 Plasma (5.2.2) e KDE Frameworks 5.9.0 (para obter mais informações) enquanto o Ubuntu Gnome, Xubuntu e Lubuntu trazem apenas várias atualizações.

Esta versão inclui não só imagens do Ubuntu Desktop, Server, Cloud, e Core, mas também os sabores Ubuntu GNOME, Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Mate, Ubuntu Kylin e Ubuntu Studio

Conheça melhor a distribuição Ubuntu

Para saber mais sobre a distribuição Ubuntu, clique nesse link.

Para saber mais sobre essa versão, acesse as notas de lançamento a partir dos links abaixo:

Ubuntu 15.04 (Desktop/Server).
Ubuntu Gnome 15.04.
Kubuntu 15.04.
Xubuntu 15.04.
Lubuntu 15.04.
Ubuntu Mate.
Ubuntu Kylin.
Ubuntu Studio.

Baixe e experimente o Ubuntu 15.04

A imagem ISO do Ubuntu 15.04 já pode ser baixada acessando os links abaixo diretamente:

Ubuntu Desktop 15.04 (Desktop/Server).
Ubuntu Gnome 15.04.
Kubuntu 15.04.
Xubuntu 15.04.
Lubuntu 15.04.
Ubuntu Mate.
Ubuntu Kylin.
Ubuntu Studio.
Ubuntu Core 15.04.
Ubuntu 15.04 (NetBoot).
Ubuntu Cloud 15.04.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação do Ubuntu

Qual o próximo passo?

Depois de baixar e gravar a imagem, use um dos tutoriais abaixo para dar o próximo passo:

Via lffl linux freedom e NoobsLab

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


Deixe um comentário

Sair da versão mobile