Lançado primeiro Release Candidate do kernel 4.19

Linus Torvalds iniciou o desenvolvimento da próxima versão do kernel Linux, e para isso, foi lançado o primeiro Release Candidate do kernel 4.19.


O desenvolvimento do kernel Linux não para. Mal foi lançada a versão 4.18 e a próxima já está no horizonte.
Lançado primeiro Release Candidate do kernel 4.19

Já se passaram duas semanas desde que a série 4.18 foi lançada, então a janela de mesclagem para o próximo lançamento, o Linux kernel 4.19, está oficialmente fechada.

Lançado primeiro Release Candidate do kernel 4.19

Confirmando isso, Linus Torvalds anunciou a disponibilidade do primeiro Release Candidate (RC) para testes públicos.

No anúncio, Linus Torvalds disse o seguinte:

“Então, duas semanas se passaram e a janela de mesclagem para a 4.19 acabou. Essa foi uma janela de mesclagem bastante frustrante, em parte porque o 4.19 parece ser um lançamento bem grande (sem um único motivo) e parcialmente devido ao ruído aleatório.”

Mesmo que o ciclo de desenvolvimento do kernel do Linux 4.19 tenha começado, ele configura um grande lançamento, mas não o maior de todos os tempos, de acordo com Linus Torvalds.

E isso é principalmente por causa dos patches para as vulnerabilidades de falha de terminal L1 (L1TF), a.k.a. Foreshadow.

Mas o kernel Linux 4.19 trará muitas outras mudanças, incluindo drivers atualizados, principalmente para gráficos e redes, atualizações de arquitetura, melhorias no kernel e redes, sistemas de arquivos atualizados, assim como atualizações de documentação e ferramentas.

O kernel Linux 4.19 poderá ser lançado em meados de outubro de 2018

O kernel 4.19 poderá ser lançado em meados de outubro de 2018, seja no dia 14 ou 21, o que dependerá de quantos marcos Release Candidate (RC) serão publicados, algo que apenas Linus Torvalds decide.

Até lá, se você quiser ajudar a testar o kernel do Linux 4.19, você pode baixar o primeiro tarball Release Candidate agora mesmo do kernel.org e compilá-lo para seu sistema.

Caso use o Ubuntu (ou um derivado), você pode instalar os pacotes de Kernel disponibilizados pelo MainlineBuilds. As instruções de instalação ficam na página wiki do MainlineBuilds.

No entanto, temos que avisá-lo que esta é uma versão de desenvolvimento inicial, que pode conter bugs e outros problemas, por isso não a implemente em máquinas de produção, nem substitua seu kernel estável por ele.

Os próximos Release Candidate estarão disponíveis para testes públicos todos os domingos até o lançamento final, que, como dito antes, será em meados de outubro de 2018.

Veja também

Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile