Saiu mais uma atualização da pilha de gráficos de código aberto, e agora, o Mesa 18.1 vem com novos recursos e atualizações de estabilidade, além de outras novidades. Confira mais detalhes desse lançamento.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Drivers MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel.
Esse conjunto serve como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.
Novidades do Mesa 18.1
Mesa 18.1 vem aproximadamente dois meses após a ramificação 18.0, que provavelmente a maioria das distribuições Linux está usando atualmente, e que já recebeu sua quarta atualização de manutenção.
O Mesa 18.1 introduz alguns novos recursos em todos os drivers gráficos suportados, mas é basicamente outra atualização de estabilidade.
Os novos recursos proeminentes implementados na pilha de gráficos Mesa 18.1 incluem suporte a OpenGL 3.1 com ARB_compatibility para os drivers de gráficos nv50, nvc0, r600, RadeonSI, Gallium3D Softpipe, Gallium3D LLVMpipe e Gallium3D SVGA e a ativação do suporte ao cache de shader de disco para o driver gráfico Intel i965 OpenGL por padrão.
Também para o driver Intel i965 OpenGL, a série de gráficos da Mesa 18.1 apresenta suporte para a extensão OpenGL GL_EXT_shader_framebuffer_fetch em desktops, bem como suporte para a extensão GLGL do GL_EXT_shader_framebuffer_fetch_non_coherent.
Por outro lado, o driver de gráficos RadeonSI para as GPUs AMD Radeon recebeu suporte para as extensões OpenGL GL_EXT_semaphore, GL_EXT_semaphore_fd e GL_KHR_blend_equation_advanced.
Além disso, o Mesa 18.1 adiciona suporte para as extensões OpenGL GL_ARB_bindless_texture e GL_ARB_transform_feedback_overflow_query para o driver gráfico nvc0 para GPUs Nvidia.
Claro, estas são algumas das mudanças mais notáveis incluídas no Mesa 18.1, que traz muitas correções de erros para melhorar a estabilidade geral e a confiabilidade da pilha gráfica de código aberto.
Com isso em mente, o Mesa 18.1 é agora a série mais avançada da pilha de gráficos para sistemas operacionais baseados em Linux.
Para saber mais sobre essa versão do software, leia o anúncio.
Como instalar/atualizar para o Mesa 18.1
Se você deseja aproveitar a melhor experiência de jogo possível em seu computador com Linux, é altamente recomendável atualizar para o Mesa 18.1 o mais rápido possível.
Provavelmente, você poderá instalar o Mesa 18.1 a partir dos repositórios principais do seu sistema operacional favorito nas próximas semanas, mas se você usa o Ubuntu ou um derivado dele, confira esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu