Lançado Mesa 18 com suporte a CPUs Cannon Lake em drivers Vulkan e OpenGL

Saiu mais uma atualização da pilha de gráficos de código aberto, e agora, o Mesa 18 vem com suporte a CPUs Cannon Lake em drivers Vulkan e OpenGL, além de outras novidades. Confira mais detalhes desse lançamento.


Drivers MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel.
Lançado Mesa 18 com suporte a CPUs Cannon Lake em drivers Vulkan e OpenGL

Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Novidades do Mesa 18

Mesa 18 foi lançada no início desta semana, e já começou a aparecer nos principais repositórios de várias distribuições.

O Mesa 18 é uma atualização massiva que promete melhorar a experiência geral de jogo para usuários de GPU Intel e AMD Radeon.

Finalmente mudou para o sistema de compilação do Meson,
A mais recente versão do Mesa apresenta inúmeras melhorias para os drivers de gráficos OpenGL e Vulkan existentes, bem como vários novos recursos.

Entre os novos recursos, vale citar o suporte à recém-lançada microarquitetura Cannon Lake da Intel, sucessora do Ice Lake, nos drivers Intel i965 OpenGL e Intel ANV Vulkan, e no suporte a OpenGL 4.3 e OpenGL ES (GLES) 3.1 no r600/driver evergreen com suporte a hw FP64 (Double Point Precision Computing).

Os drivers Intel ANV e Radeon RADV Vulkan receberam novos recursos por meio de várias extensões. Enquanto o driver ANV só tem a extensão VK_EXT_external_memory_dma_buf, o driver RADV agora suporta as extensões VK_ANDROID_native_buffer, VK_AMD_shader_info e VK_EXT_discard_rectangles.

Além disso, as extensões VK_KHR_external_fence, VK_KHR_external_fence_capabilities, VK_KHR_external_fence_fd, VK_KHR_get_surface_capabilities2 e VK_EXT_external_memory_dma_buf também são suportadas nos drivers de gráficos RADV Vulkan, que agora é considerado um driver compatível com Vulkan.

Na frente do OpenGL, o driver gráfico Intel i965 agora suporta a extensão GL_EXT_disjoint_timer_query na 6ª geração e posteriormente os processadores Intel, bem como o recurso de cache de sombreador de disco ao definir a variável de ambiente MESA_GLSL_CACHE_DISABLE como “false”. O Nouveau agora suporta a extensão GL_ARB_bindless_texture nvc0/kepler+.

O driver Freedreno suporta nova extensão OpenGL, bem como, incluindo GL_ARB_draw_indirect, GL_ARB_framebuffer_no_attachments, GL_ARB_multi_draw_indirect, GL_ARB_stencil_texturing, GL_ARB_texture_gather, GL_ARB_texture_stencil8, GL_NV_texture_barrier e EGL_IMG_context_priority, e desativa GL_ARB_base_instance temporário no hardware A5xx mais recente, devido a questões de firmware.

Por último, mas não menos importante, o driver r600 recebeu suporte para as extensões GL_ARB_ES3_1_compatibility, GL_ARB_cull_distance, GL_ARB_enhanced_layouts, GL_ARB_pipeline_statistics_query, GL_ARB_shader_atomic_counter_ops, GL_ARB_shader_clock e GL_ARB_shader_stencil_export. Por outro lado, o EGL agora suporta a extensão EGL_EXT_pixel_format_float.

Outras alterações dignas de nota incluem suporte a codificação VCN no driver RadeonSI, suporte a formatos RGBA/RGBX 1010102 no EGL, várias correções Darwin/Apple no GLX, várias melhorias no SWR, melhor suporte a MPEG12 no OMX/Bellagio e soluções DRIRC para o Steamroll, Observer, e Refunct games, e Unreal 4 Editor.

O jogo Mount & Blade: Warband está agora na whitelist mesa_glthread do DRIRC.

Se você deseja aproveitar a melhor experiência de jogo possível em seu computador com Linux, é altamente recomendável atualizar para o Mesa 18 o mais rápido possível.

Provavelmente, você poderá instalar o Mesa 18 a partir dos repositórios principais do seu sistema operacional favorito nas próximas semanas, mas se você usa o Ubuntu ou um derivado dele, confira esse tutorial:

Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

Conheça melhor o driver Mesa

Para saber mais sobre esse software, clique nesse link.
Para saber mais sobre essa versão do software, leia o anúncio.

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Deixe um comentário

Sair da versão mobile