KDE Plasma 5.1 foi lançado nessa quarta-feira (15) e já está disponível para download. Se você quiser experimentar essa versão, veja aqui como instalar.
A grande novidade do KDE Plasma 5.1 é que ele traz de volta muitas características que os usuários se acostumaram no seu antecessor (4x). Voltaram Widgets adicionais populares como o Notas e o Visualizador de carga no Sistema. Nessa versão, o suporte para múltiplos fusos horários foi devolvido ao relógio do painel. As notificações foram visualmente melhoradas, juntamente com muitos maiores e menores correções de bugs.
Construído usando Qt 5 e Frameworks 5, o KDE Plasma 5 introduz um conceito de arte atualizado com visuais mais limpos e melhor legibilidade, chamada Breeze, juntamente com suporte melhorado a high DPI e um shell convergente, capaz de alternar entre experiências de usuário para diferentes dispositivos de destino.
Para quem não conhce, o KDE é uma equipe de tecnologia internacional que cria software livre e de código aberto para computação de desktop e portáteis. Entre os produtos do KDE estão um sistema de ambiente de trabalho moderno para plataformas Linux e UNIX, abrangentes ferramentas de produtividade de escritório, suites de groupware e centenas de títulos de software em muitas categorias, incluindo aplicações de Internet e web, multimídia, entretenimento, educacional, gráficos e desenvolvimento de software.
Conheça melhor o KDE Plasma 5.1
Para saber mais sobre o KDE Plasma 5, clique nesse link.
Caso queira ver como ficou o ambiente, você pode assistir ao video abaixo:
Antes de prosseguir, por favor, note que os repositórios usados no processo são muito instáveis e provavelmente você irá encontrar bugs.
Como instalar o KDE Plasma 5.1 no Ubuntu 14.04 e seus derivados
Instalar o KDE Plasma 5.1 no Ubuntu 14.04 exige o uso do repositório do Projeto Neon KDE Frameworks 5. O Projeto Neon oferece instantâneos de desenvolvimento frequentemente atualizados do KDE Frameworks. Para isso, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:neon/kf5
Passo 3. Atualize o APT com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install project-neon5-session project-neon5-utils project-neon5-konsole project-neon5-breeze project-neon5-plasma-workspace-wallpapers
Como instalar o KDE Plasma 5.1 no Ubuntu 14.10 e seus derivados
Para instalar o KDE Plasma 5.1 no Ubuntu 14.10 e seus derivados e ainda receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo apt-add-repository ppa:kubuntu-ppa/next
Passo 3. Atualize o APT com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Atualize o sistema com o comando:
sudo apt-get dist-upgrade
Passo 5. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install kubuntu-plasma5-desktop plasma-workspace-wallpapers
Uma vez instalado, reinicie o sistema, para evitar quaisquer problemas. Na hora de fazer login, clique no circulo próximo ao nome do usuário e na lista que aparece, clique na opção correspondente ao Plasma recém-instalado. Depois, entre com sua senha e comece a experimentar o novo ambiente.
Via UbuntuHandbook
Não está aparecendo algo?
Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog hoje
- Desenho técnico de CAD: DraftSight é atualizado para a versão 2015
- Lançado KDE Plasma 5.1: instale no Ubuntu 14.04 ou 14.10