A Fundação Mozilla lançou o Firefox 59 com controles de privacidade aprimorados e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Firefox no Linux.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais
- Como instalar o navegador Firefox no Linux via AppImage
O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e normalmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla.
O navegador da Fundação Mozilla foi atualizado recentemente com algumas melhorias, novas opções e pequenas mudanças internas. Confira abaixo as novidades do último lançamento.
Novidades do Firefox 59
O Firefox 59 é uma atualização modesta em comparação com os últimos lançamentos. Mas, mesmo assim, essa versão ainda tem algumas mudanças notáveis na oferta, incluindo controles de privacidade aprimorados.
O novo Firefox 59 traz ótimas melhorias para navegação, correções e ajustes. Confira abaixo as outras alterações no Firefox 58:
A barra de pesquisa unificada agora mostra sugestões de pesquisa antes da navegação nos resultados do histórico por padrão. Um toque útil para a maioria, mas isso não irá satisfazer todos. Esse comportamento pode ser revertido através de uma nova opção adicionada à seção Preferências do Firefox.
O Firefox 59 adiciona suporte básico para protocolos de internet descentralizados, especificamente DAT, IPFS e Secure Scuttlebutt. Essas alternativas ao modelo de internet cliente-servidor padrão são listadas como protocolos válidos, mas os usuários precisarão usar extensões de terceiros para realmente usá-las.
Outra nova configuração permite que você bloqueie os sites para pedir que você ative as notificações push ou nag para acessar sua câmera web, microfone, localização e muito mais.
Isso tem o potencial de quebrar a funcionalidade com alguns sites que você precisará usar no futuro, então o Firefox também permite que você “confie” nos sites para usar esses recursos.
Melhorias de desempenho para a página inicial do Firefox
Os aprimoramentos de desempenho para a página inicial do Firefox fazem com que o carregamento seja mais rapidamente do que antes. A aceleração vem alavancando arquivos de cache.
Falando na página inicial, agora pode reorganizar os “Melhores sites” na página inicial do Firefox usando Arrastar e Soltar.
Os usuários alemães agora podem mudar o provedor de pesquisa padrão para o mecanismo de busca da Ecosia. Os usuários franceses ganham a opção do mecanismo de busca Qwant.
A ferramenta de captura de tela do Firefox integrada agora permite copiar uma imagem para a área de transferência, pronta para você colar em outro lugar.
Além disso, embora não seja específico para o Firefox 59, agora você pode editar as capturas de tela do Firefox carregadas para servidores Mozilla. Depois de tirar uma captura, basta clicar no ícone ‘Caneta’ na pré-visualização, para acessar um pequeno conjunto de ferramentas de anotação.
Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Firefox
A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu em breve. Até lá quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.
Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente
Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente
Se você precisa usar plugin NPAPI (como java e outros) no Firefox, leia esse artigo:
Firefox não suporta plugins NPAPI (Java, Flash e etc)? Veja como resolver
Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado
E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu
Conheça melhor o Firefox
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Purism conseguiu executar o KDE Plasma Mobile no Librem 5
- Neptune 5.0 lançado – Confira as novidades e baixe
- Lançado Firefox 59 com controles de privacidade aprimorados
- Canonical irá implementar compressão zstd nas futuras versões do Ubuntu