A Krita Foundation lançou o Krita 4.4.5 como a última versão de correção de bug da série 4. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Krita é um famoso aplicativo da comunidade KDE projetado por cartunistas para desenhistas, onde é possível criar incríveis ilustrações e muito mais.
Ele é um software software livre (GNU Public License, versão 2 ou posterior) de manipulação de imagens e também é uma ótima solução para a criação de arquivos de pintura digital a partir do zero ou edição de imagens existentes.
Agora, a Krita Foundation anunciou a disponibilidade geral do Krita 4.4.5, uma atualização de manutenção que traz mais correções de bugs e melhorias de desempenho para o Krita 4.4.
Novidades do Krita 4.4.5
O Krita 4.4.5 chega cerca de dois meses e meio depois do Krita 4.4.3, já que não havia uma versão do Krita 4.4.4 lançada nessa época, e traz duas excelentes novidades para os artistas digitais, sendo a primeira o fato de incorporar um monte de correções de bugs para tornar a série Krita 4.4 mais estável e confiável.
Já a segunda boa notícia é que esta parece ser a última versão de correção de bugs da série Krita 4.4 e da série Krita 4.x, já que a equipe e desenvolvimento planeja revelar o próximo grande ramo nas próximas semanas, o Krita 5.0, que é espera-se que seja uma atualização massiva com vários novos recursos.
Enquanto isso, o Krita 4.4.5 está aqui para adicionar suporte OpenGL ES para a porta ARM Linux, corrigir uma falha que ocorreu na paleta pop-up ao usar a escala de 125%, resolver uma falha com a ferramenta de corte, remover o formato de imagem JPG do lista de formatos de imagem de área de transferência suportados e conserta o gerador de quicklook.
Krita 4.4.5 também corrige uma falha que ocorreu durante a importação de um perfil ICC quebrado, melhora a ferramenta Transform (Shear) para usar o pivô, corrige uma corrupção de dados que ocorreu ao pressionar o atalho de teclado Ctrl + Z enquanto a ação de corte estava ativa e corrige o zoom da paleta na ferramenta Preenchimento lento.
Alám disso, também corrigido no Krita 4.4.5 está a fórmula de conversão de cores xyYtoXYZ, atualizações nas janelas de encaixe Canais e Histograma, multi-threading no widget Histograma, suporte HiDPI para visualizações de tela na janela de encaixe Histórico de desfazer, exportação de linha de comando suavidade do modo Free Transform.
Por baixo do capô, o Krita 4.4.5 melhora o suporte à compilação para o GCC 11. Claro, existem várias outras correções de bugs incluídas nesta versão para tornar a série do Krita 4.4 mais estável e confiável.
Para saber mais sobre essa versão do Krita, acesse a nota de lançamento.
Como instalar o Krita no Linux
Para instalar o Krita no Linux, use um dos procedimentos abaixo:
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux
Como instalar o incrível Krita no Linux no Linux via Snap
Claro, você também deve ser capaz de instalar o Krita a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição nos próximos dias.