A Kodi Foundation lançou o Kodi 18 Leia com suporte para emuladores de jogos, DRM e mais. Confira as novidades e veja como instalar.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
Kodi é um media center que pode ser usado para reproduzir quase todos os formatos populares de áudio e vídeo.
Com o Media Center Kodi você utiliza a mídia como ela está, pois ele pode reproduzir CDs e DVDs diretamente do arquivo de disco ou de uma imagem, e suporta quase todos os formatos populares de arquivo do seu disco rígido, ele pode até mesmo reproduzir arquivos dentro de arquivos ZIP e RAR.
Novidades do Kodi 18
A Kodi Foundation anunciou hoje a disponibilidade geral do software Kodi 18 Leia, que permite aos usuários desfrutar de todas as suas mídias, incluindo filmes, fotos, TV ao vivo, jogos e muito mais, tudo em um único lugar.
Essa versão foi apelidado de “Leia” para homenagear a falecida Carrie Fisher, a atriz de Star Wars que interpretou o personagem icônico da princesa Leia nessa aclamada franquia.
Kodi 18 é um grande lançamento que vem quase dois anos após a série Kodi 17 Krypton com vários novos recursos, melhorias e outras mudanças dignas de nota.
Provavelmente, a maior mudança no lançamento do Kodi 18 é a implementação de suporte para emuladores de jogos, ROMs e controles, permitindo que os usuários transformem seu centro de mídia em um genuíno console de jogos retro.
A implementação também traz suporte para gamepads e joysticks e controles específicos da plataforma.
Sobre isso o anúncio diz o seguinte:
“Este é um tópico significativo por si só, então fique atento a posts futuros sobre isso, mas basta dizer que agora você tem todo um mundo de jogos retrô na ponta dos seus dedos, tudo a partir da mesma interface de seus filmes, música e programas de TV.”
O lançamento do Kodi 18 Leia traz inúmeros novos recursos e aprimoramentos, dentre os quais podemos mencionar o suporte a DRM (Digital Rights Management), para permitir que você reproduza uma grande quantidade de conteúdo de mídia, uma biblioteca de músicas aprimorada com novas formas de explorar e desfrutar coleção inteira de músicas, bem como suporte a RDS (Radio Data System) e melhorias na TV ao vivo.
O suporte a Blu-ray, bem como a reprodução de vídeo e áudio, também foram aprimorados no Kodi 18, que adiciona recursos para reproduzir conteúdo 4K, 8K e HDR sem soluços.
Além disso, o Kodi 18 adiciona suporte a Bluetooth, compatibilidade com a interface do Android TV para exibir o conteúdo de sua biblioteca e suporte a repositórios binários de complementos no Android, macOS e Windows.
No Kodi 18 Leia também foi melhorada a skin padrão do “Estuary”, que recebeu várias mudanças no motor GUI e skinning, para tornar sua experiência Kodi mais agradável.
Os usuários do Android também recebem suporte a cartões SD e voz para texto, usuários do BSD obtêm suporte geral melhor, usuários Linux recebem suporte ao Mir/Wayland, e usuários do iOS recebem suporte para iOS 10 e melhor suporte ao VDADecoder, e usuários do Windows obtêm 64 bits binários.
É claro que existem inúmeras outras pequenas mudanças incluídas neste importante lançamento do popular aplicativo de centro de mídia Kodi, e você pode estudá-las na página oficial do changelog do Kodi 18.
Como instalar ou atualizar o Kodi 18
Para instalar a versão mais recente do Kodi 18 nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o media center Kodi no Linux via Snap sem complicações
Como instalar o media center Kodi no Linux via Flatpak
Como instalar a versão mais recente do Media Center Kodi no Ubuntu