Pouco depois do lançamento do kernel 5.17, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 5.17, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.
GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.
O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.
Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.
Agora, Alexandre Oliva anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-libre 5.17 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores com Linux.
Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.17
Baseado na série de kernel Linux 5.17 lançada recentemente, o kernel GNU Linux-libre 5.17 está aqui para atualizar a lógica de limpeza para os drivers btmtk, bnx2x, mt7915, mscc e tegra, bem como para um driver recém-introduzido para x86 Android tablets e adiciona uma nova lógica para arquivos dts usados por vários novos SoCs AArch64.
Alexandre Oliva, mantenedor do GNU Linux-libre, disse que:
“Esperávamos um lançamento durante a incrível conferência LibrePlanet da FSF, mas, infelizmente, isso não era para ser. A limpeza de scripts exigiu mudanças para o lançamento final, em comparação com -rc8, e isso atrasou o lançamento de forma bastante significativa. Em outras notícias, Jason Self começou a compartilhar o trabalho de preparar e verificar as várias versões estáveis upstream que limpamos e lançamos toda semana.”
Além disso, o kernel GNU Linux-libre 5.17 vem com todos os novos recursos da série de kernel Linux 5.17 upstream, incluindo um novo subsistema “AMD P-State” para futuras CPUs AMD para fornecer um aumento de desempenho, um subsistema fscache, um novo recurso de “verificação de tabela de páginas” para melhor proteger seu sistema GNU/Linux de certas ameaças, detectando alguns tipos de corrupção, bem como muitos novos drivers e alterações internas para suporte de hardware de última geração para novos computadores e dispositivos.
Como instalar o kernel
O kernel GNU Linux-libre é compatível e pode ser instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.
Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.17 agora mesmo no site oficial.
Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.
Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.