kernel GNU Linux-Libre 4.19 já está agora disponível para download

Boa notícia para os usuários que querem ter um sistema Linux totalmente livre, o kernel GNU Linux-Libre 4.19 já está agora disponível para download.


Para quem ainda não conhece, o GNU Linux-libre é um kernel (núcleo) de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU que é mantido a partir de versões modificadas do kernel Linux.
kernel GNU Linux-Libre 4.19 já está agora disponível para download

Linux-libre é uma versão do kernel oficial do Linux com o software não-livre removido. O kernel Linux “vanilla” oficial da Linus, que é distribuído no kernel.org, contém software não-livre.

Se você quer construir um computador que rode 100% de software livre, você deve instalar o kernel GNU Linux-libre.

Ele funciona com virtualmente qualquer distribuição Linux, bem como com o sistema operacional GNU.

Então, se você tem hardware que não requer drivers proprietários, o kernel GNU Linux-Libre é o que você precisa.

Infelizmente, o kernel que vem com sua distribuição inclui muitos drivers proprietários, a maioria dos quais você não precisa.

O kernel GNU Linux-libre é um substituto perfeito para o kernel Linux original encontrado em sua distro.

O principal objetivo do projeto é remover do núcleo do Linux qualquer tipo de programa que não inclui seu código-fonte correspondente, tem seu código-fonte ofuscado ou que foi publicado sob uma licença privativa.

Essas partes que não apresentam código-fonte são denominadas “blobs binários” e são principalmente compostos de firmware privativo, que, ainda que em geral sejam redistribuíveis, não oferecem ao usuário a liberdade para modificar ou estudar seus componentes.

kernel GNU Linux-Libre 4.19 já está agora disponível para download

E com o kernel Linux 4.19 já lançado, uma nova versão do kernel GNU Linux-libre está agora disponível, a versão 4.19, baseada no kernel upstream, mas sem nenhum driver proprietário.

Sim. Baseado na recém-lançada série 4.19 do kernel, o kernel GNU Linux-libre empresta todos os novos recursos, incluindo o sistema de arquivos experimental EROFS, suporte inicial para o Wi-Fi 6 (802.11). ax), protocolo sem fio e correções para as falhas de segurança L1FT e SpectreRSB.

Enquanto o kernel GNU Linux-Libre 4.19 vem com todos esses recursos encontrados no kernel upstream do Linux 4.19, ele não vem com código proprietário.

Os drivers deblobbed incluem o Aspeed ColdFire FSI Master, o MT76x0U e o MT76x2U Wi-Fi, o MTk Bluetooth UART, assim como o Keystone e o Qualcomm Hexagon Remoteproc.

Além disso, o kernel GNU Linux-Libre 4.19 adiciona novos nomes de blobs e atualiza os já existentes para drivers GPU AMD, drivers Adreno GPU, driver wireless brcmfmac, driver Mellanox/mlxsw, driver de som Intel Skylake e driver touchscreen Silead.

Ele também silencia vários avisos do compilador na família de funções reject_firmware.

No anúncio da lista de discussão, o desenvolvedor Alexandre Oliva disse o seguinte sobre o tema:

“A condição que eles relataram nunca surgiria na prática, então a presença deles é inofensiva, mas mesmo eu, que tinha escrito o código, fui enganado no momento em que os vi, então achei melhor corrigi-los. Outros avisos inofensivos lá ainda permanecem.”

Um kernel para um sistema operacional 100% livre

Se você é uma daquelas pessoas que querem executar um sistema operacional 100% livre sob o capô de seus computadores pessoais, você pode fazer o download do kernel GNU Linux-libre 4.19 (links no anúncio) e compilá-lo para sua arquitetura de hardware e distribuição Linux favorita.

Mas você é livre para escolher o que usar

Mas se você não se importa se está executando código proprietário sob o capô do seu PC ou se você não tem escolha a não ser usar drivers não livres para o seu hardware, recomendamos baixar e instalar o kernel Linux 4.19 mais recente do kernel, usando o tutorial abaixo:

Como atualizar para o kernel 4.19 no Linux Ubuntu, Fedora, openSUSE e derivados

Independente do que você for usar, lembre-se de deixar a sua experiência nos comentários.

O que está sendo falado no blog

Deixe um comentário

Sair da versão mobile