E foi lançado o kernel 6.4 com novos recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema.
O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.
Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.
Agora, Linus Torvalds lançou o kernel 6.4, uma grande atualização que traz melhor suporte de hardware e novos recursos.
Novidade do Kernel 6.4
Os destaques do kernel Linux 6.4 incluem suporte Intel LAM (Liniar Address Masking), eventos de rastreamento do usuário, capacidade do chaveiro da máquina usado para Machine Owner Keys (MOK) armazenar apenas chaves impostas por CA, suporte LoongArch para a biblioteca nolibc, suporte para dispositivos de bloco zoneados para o sistema de arquivos F2FS, bem como suporte para a extensão Svnapot e suporte de hibernação para a arquitetura RISC-V.
O subsistema io_uring foi aprimorado para ser capaz de executar várias gravações diretas de I/O ao mesmo tempo em um arquivo (atualmente suportado apenas em sistemas de arquivos EXT4 e XFS), o protocolo SCTP (Stream Control Transmission Protocol) ganhou suporte para o Fair e Agendadores Weighted Fair Queuing (WFQ) e uma nova API baseada em netlink foi implementada para chamar o espaço do usuário para funções auxiliares.
O suporte à linguagem Rust também ganhou algumas adições, incluindo o tipo ‘ARef’ usado em wrappers para tipos C que possuem suas próprias funções de contagem de referência, várias novas primitivas de bloqueio, o núcleo da API pin-init para facilitar a inicialização segura de struct, ‘ LockedBy’ para proteger os dados com um bloqueio, uma caixa UAPI para espelhar a caixa de ligações e outras funções.
A arquitetura s390 (IBM System z) recebeu suporte para o recurso de segurança STACKLEAK, a implementação do servidor NFS agora suporta a especificação RFC 9289 e a ferramenta perf ganhou muitas mudanças, como uma nova infraestrutura de verificação de contagem de referência, tamanho de mapa padrão atualizado para 16384, Suporte Python em ‘script perf’ quando a biblioteca libtraceevent não está vinculada, melhor relatório de contenção de bloqueio e a capacidade de usar BPF para filtrar amostras.
Além disso, o kernel Linux 6.4 adiciona um novo driver acelerado Qualcomm QAIC DRM para sua Cloud AI, suporte KVM para NMIs virtuais em x86 AMD, emulação fbdev para drivers GEM DMA, suporte Qualcomm Inline Crypto Engine, suporte para novos modelos baseados em MMIO (T2 Macs), suporte Intel Sierra Forest EDAC, melhor desempenho BIG TCP e um novo tipo de programa de filtro de rede BPF.
O kernel Linux 6.4 também busca trazer várias melhorias térmicas no driver Mediatek, aprimoramentos de placas de som PCI muito antigas, suporte de som para sistemas NVIDIA com codecs MAX9809x e RT5631, suporte genérico para todos os tablets Kye, suporte para som surround Logitech G935 sem fio 7.1 fones de ouvido para jogos e suporte PPIN para processadores de servidor Intel Xeon “Emerald Rapids” de 5ª geração.
Novos drivers também estão presentes no Linux 6.4 para o sensor de temperatura StarFive JH71x0 e StarFive JH7110 RISC-V SoC, fonte de alimentação Acbel FSB032, bomba Aquacomputer Aquastream XT e placa-mãe ROG STRIX Z390-F GAMING.
O driver gráfico AMDGPU recebeu suporte inicial NBIO7.9, GC 9.4.3, GFXHUB 1.2, MMHUB 1.8, infraestrutura DC FAM inicial, nós sysfs para relógios VCN secundários, bem como manipulação de carga de trabalho limitada/ilimitada para APUs compatíveis. Além disso, o driver Mediatek DRM recebeu suporte de sobreposição de 10 bits, o driver Rockchip DRM recebeu suporte 4K e o driver Panfrost da Collabora agora suporta dispositivos Mali MT81xx.
Além disso, há suporte Rumble para os controladores Xbox mais recentes, suporte Apple M2 CPU PMU, suporte Wi-Fi 7 (EHT), suporte aprimorado para plataformas Qualcomm Snapdragon, um novo driver para controladores de toque Novatek, suporte para o Lenovo Yoga Book X90F 2 -em-1 tablet, suporte ao modo Hyper-V VTL e suporte Wi-Fi para dispositivos Apple M1 Pro/Max.
Mais detalhes sobre o kernel 6.4 estão disponíveis no anúncio oficial.
Como instalar ou atualizar o kernel
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança