Kernel 6.3 lançado com novos recursos e melhorias

E foi lançado o kernel 6.3 com novos recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, Linus Torvalds anunciou recentemente o lançamento e a disponibilidade geral do Linux 6.3, trazendo drivers atualizados e novos para suporte de hardware de alto nível, bem como novos recursos e melhorias.

Novidade do Kernel 6.3

Kernel 6.3 lançado com novos recursos e melhorias

Os destaques do kernel Linux 6.3 incluem um novo driver acelerado por DRM para Intel VPU (Versatile Processing Unit) que suporta VPU IP 2.7 integrado em CPUs de clientes Intel “Meteor Lake” de 14ª geração, suporte a código Rust para Linux em modo de usuário x86_64, AES-SHA2- criptografia baseada no sistema de arquivos NFS e suporte para o recurso “IBRS automático” da AMD.

Outros novos recursos incluem suporte para filtragem de chamadas do sistema na arquitetura m68k, um novo parâmetro de linha de comando (cgroup.memory=nobpf) para desabilitar a contabilidade de memória e uma nova estrutura de dados de árvore rubro-negra para programas BPF, suporte para mapeamento de ID montagens para o sistema de arquivos TMPFS, bem como suporte de descompactação de dados de arquivo por CPU para o sistema de arquivos EROFS.

Há também algumas grandes melhorias de rede no kernel Linux 6.3, começando com suporte para a subcamada de reconciliação PLCA (Physical Layer Collision Avoidance), suporte BIG TCP para IPv4, suporte para várias novas disciplinas de enfileiramento, uma nova opção de soquete para facilitar hosts para fazer conexões de saída por meio de um gateway NAT e suporte para fluxos TCP mistos de vários caminhos para IPv4 e IPv6.

Outra novidade no kernel Linux 6.3 é o suporte para a extensão de manipulação de bits “ZBB” para kernels RISC-V, suporte para randomização e realocação de layout de espaço de endereço do kernel para a arquitetura LoongArch, suporte completo para trampolins BPF em RISC-V e IMB Z (s390x), suporte para hiperchamadas estendidas Hyper-V para KVM (x86) e suporte para instruções ARM SME (Scalable Matrix Extension) 2.

Novas ferramentas estão presentes no kernel 6.3, incluindo um novo destino de compilação virtconfig para sistemas AArch64 que pode ser usado para criar uma configuração leve para inicialização em máquinas virtuais, uma nova ferramenta hwnoise que pode ser usada para medir o jitter de tempo causado por hardware e um novo teste de benchmark Dhrystone que está embutido no kernel.

Além disso, o kernel Linux 6.3 adiciona suporte inicial para a interface do controlador do Steam Deck, que atualmente suporta apenas as entradas do controlador e a alternância do chamado “lizard mode”.

Para completar, agora há suporte para os motores rumble do Steam Deck, suportando tanto o adaptador com fio quanto o sem fio.

De acordo com o commit:

“O Steam Deck também inclui uma pulsação para o lizard mode que o liga novamente se nenhum relatório for recebido em alguns milissegundos. O cliente Steam oficial lida com isso enviando um punhado de relatórios de configuração a cada poucos ms, então copiamos esse comportamento enviando relatórios de configuração para desativar o mouse e redefinir os mapeamentos digitais a cada 5 ms.”

O kernel 6.3 também melhora o suporte Thunderbolt adicionando suporte ao modo de alocação de largura de banda DisplayPort, melhora o suporte para o tablet Lenovo Yoga Tab 3 (YT3-X90F), adiciona suporte para o controlador com fio 8BitDo Pro 2, melhora o suporte para o Lenovo Yoga Book (X90F/X90L ) laptop 2 em 1 e introduz o suporte eBPF para dispositivos HID.

Há também um novo driver pata_parport baseado em libata e projetado para lidar com unidades IDE conectadas por portas paralelas, substituindo os drivers PARIDE. Claro, existem vários outros drivers atualizados e novos, então você deve tentar esta versão do kernel se o seu hardware não funcionar com os kernels atuais.

Nessa atualização há também drivers novos e atualizados para suportar dispositivos como BananaPi R3 e Banana Pi BPI-M2 Pro SBCs, tablets Samsung Galaxy tab A (2015), Rockchip RV1126 SoC, Orange Pi R1 Plus e Radxa Compute Module 3 IO single-board computer, Volante Logitech G923 Xbox Edition, teclados EVision e um novo driver sem fio ath12k (mac80211) para dispositivos Qualcomm Wi-Fi 7.

Mais detalhes sobre o kernel 6.3 estão disponíveis no anúncio oficial.

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Deixe um comentário

Sair da versão mobile