Linus Torvalds anunciou oficialmente o lançamento do kernel 5.3, iniciando mais uma série desse importante componente do Linux. Confira as novidades e instale.
O kernel 5.3 teve um Release Candidate extra por causa da agenda de viagens de Linus Torvalds, mas também trouxe algumas correções necessárias.
Agora, depois de dois meses em andamento e oito versões RC (Release Candidate) mais tarde, o kernel final do Linux 5.3 já está disponível, trazendo algumas adições interessantes para melhorar o suporte ao hardware, mas também o desempenho geral.
Sim. Linus Torvalds anunciou recentemente o lançamento da série de kernel Linux 5.3, uma das principais que traz vários novos recursos, dezenas de melhorias e drivers atualizados.
Sobre esse lançamento, Linus Torvalds disse o seguinte:
“Mesmo que o motivo dessa semana extra tenha sido minha agenda de viagens e não quaisquer problemas pendentes, acabamos recebendo algumas boas correções, incluindo algumas por algum comportamento ruim do Btrfs. Sim, também há algum ruído desnecessário (como o correções ortográficas), mas também tivemos várias reverências de última hora por coisas que causaram problemas.”
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Novidades do Kernel 5.3
Os destaques da série de kernel 5.3 incluem suporte para o Intel Speed Select para facilitar o ajuste de energia em determinados servidores Xeon, suporte para placas gráficas AMD Radeon Navi, como o AMD Radeon RX5700, no driver AMDGPU, suporte para processadores Zhaoxin x86, bem como suporte para o mecanismo de fixação de utilização em CPUs com potência assimétrica.
O kernel 5.3 também apresenta uma nova chamada de sistema pidfd_open que promete ajudar os gerenciadores de serviço a lidar com problemas de reutilização de PID, suporte para as instruções umwait x86 para um espaço de usuário mais eficiente em termos de energia, suporte para o hipervisor incorporado e leve do ACRN e suporte por 16 milhões de novos endereços IPv4 no intervalo 0.0.0.0/8.
Obviamente, também existem inúmeros drivers novos e atualizados incluídos na série do kernel Linux 5.3, que você pode baixar agora mesmo aqui.
No entanto, observe que atualmente esse é um kernel “mainline”, que ainda não deve ser usado em ambientes de produção.
O kernel 5.3 do Linux será declarado estável quando o point release for lançado.
Como instalar ou atualizar o Kernel 5.2
Para instalar a versão mais recente do Kernel nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
Via Softpédia
O que está sendo falado no blog
- Criado um fork do Rclone Browser com correções e aprimoramentos
- digiKam 6.3 lançado com suporte a plugins de terceiros e mais
- GhostBSD 19.09 lançado – Confira as novidades e veja onde baixar
- Porteus Kiosk 4.9 lançado com Chrome 76 e Mozilla Firefox 68 ESR
- PineTime, um smartwatch Linux com um preço bem baixo