kernel 5.1.1 foi lançado como uma pequena atualização

Greg Kroah-Hartman anunciou o lançamento da primeira atualização da série de kernel 5.1, o kernel 5.1.1. Confira as novidades e veja como instalar.

Anunciado por Linus Torvalds no dia 6 de maio, a série 5.1 do kernel Linux traz inúmeros novos recursos e melhorias, dentre os quais podemos mencionar melhor monitoramento de sistemas de arquivos, novo gerenciador de cpuidle chamado TEO, suporte para configuração de níveis de compactação Zstd em Btrfs e capacidade de inicialização para um dispositivo dispositivo mapeador sem usar initramfs.

kernel 5.1.1 foi lançado como uma pequena atualização

O kernel Linux 5.1 também adiciona suporte para patches cumulativos em correções de kernel, a capacidade de usar memória persistente como RAM, I/O assíncrona mais rápida e escalável, suporte para entregar sinais seguros na presença de reutilização PID, mais preparações para o ano 2038, e muitos drivers novos e atualizados.

Agora, a recém-lançada série de kernel Linux 5.1 recebeu seu primeiro lançamento no último final de semana, o que a coloca como uma ramificação de kernel estável pronta para implementações em massa.

Novidades do kernel 5.1.1

Apenas uma semana depois da versão 5.1 ter sido lançada, o kernel Linux 5.1.1 foi lançado por Greg Kroah-Hartman, que manterá a série de kernel Linux 5.1 até o fim de sua vida útil, marcando-a como estável no site da kernel.org em vez da mainline, que ainda é considerado uma versão de desenvolvimento.

Isto significa que todas as distribuições Linux podem agora adotar o kernel Linux mais recente 5.1.

O kernel Linux 5.1.1 é uma pequena atualização que altera um total de 36 arquivos, com 715 inserções e 536 exclusões.

No anúncio na lista de discussão, Greg Kroah-Hartman disse o seguinte:

“Estou anunciando o lançamento do kernel 5.1.1. Todos os usuários da série de kernel 5.1 devem atualizar. A árvore git 5.1.y atualizada pode ser encontrada no navegador web normal do kernel.org: https://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/stable/linux-stable.git;a=summary”

Como instalar ou atualizar o Kernel 5.1.1

Se você quiser atualizar sua distribuição Linux para a série de kernel Linux 5.1, recomendamos aguardar a versão mais recente para os repositórios de software estáveis.

Claro, você também pode baixar o kernel Linux 5.1.1 do kernel.org.

Para instalar a versão mais recente do Kernel nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile