O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.9 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.10.
Greg Kroah-Hartman anunciou hoje que a série do kernel Linux 5.9 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 5.10 LTS o mais rápido possível.
O kernel agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org, e os usuários são incentivados a considerar a atualização para o kernel Linux 5.10 LTS.
Kernel 5.9 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.10!
Sim. A série do kernel Linux 5.9 atingiu o fim da vida hoje com o lançamento pontual 5.9.16 anunciado anteriormente pelo renomado mantenedor do kernel Greg Kroah-Hartman.
O kernel do Linux 5.9.16 é a última atualização da série e, se estiver usando-o, deve considerar a atualização para a última série do kernel do kernel 5.10 assim que possível.
O kernel Linux 5.10 é um branch LTS (Long-Term Support), o que significa que receberá suporte por pelo menos alguns anos. Foi lançado na semana passada em 13 de dezembro e já recebeu duas atualizações de manutenção, sendo a versão mais recente no momento da escrita 5.10.2.
Além de ser uma série de kernel com suporte de longo prazo, o que já é um bom motivo para atualizar o kernel Linux 5.9, o kernel Linux 5.10 LTS apresenta vários novos recursos e melhorias.
Os destaques incluem latência reduzida de operações de vários arquivos para o sistema de arquivos EXT4, aumento de desempenho para operações fsync () para o sistema de arquivos Btrfs, suporte para a arquitetura RISC-V para inicializar em sistemas EFI, programas BPF sem sono, bem como a capacidade de transmitir dados em vários fluxos simultaneamente.
Claro, existem vários outros aprimoramentos, bem como drivers atualizados e novos para o melhor suporte de hardware possível.
Como tal, todos os fornecedores de SO Linux são recomendados a adotar a série de kernel Linux 5.10 LTS para suas distribuições Linux o mais rápido possível, agora que o Linux 5.9 atingiu o fim de sua vida útil. O kernel do Linux 5.10 LTS está disponível para download em kernel.org.
Se você não estiver usando um dos muitos kernels LTS (Long-Term Support), é recomendável que você atualize para o kernel Linux 5.10 ou mude para uma distro que o esteja usando o mais rápido possível!
Atualizando para o kernel Linux 5.10
Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 5.9, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 5.10 do Linux.
Se isso não for possível no momento, considere a atualização para o kernel Linux 5.7.19, que é a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.
Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 5.10 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux.
Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 5.10, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo, como o Linux 5.4, que receberá atualizações até o ano de 2022.
Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.10 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM