Hayden Barnes, da Canonical, informou que o Kernel 5.4 já está disponível para instalação via Windows Update, e pode melhorar a experiência do WSL 2.
Usando o subsistema do Windows para Linux 2? Em caso afirmativo, você pode estar interessado em saber que um novo kernel Linux está disponível para instalação por meio do Windows Update.
Kernel 5.4 já está disponível para instalação via Windows Update
Hayden Barnes, da Canonical, retransmitiu a notícia de um uplift no kernel no Twitter, observando que o novíssimo kernel WSL 2 é baseado no Linux 5.4.
The new WSL 2 kernel based on the 5.4 branch is rolling out. To get the latest WSL 2 kernel updates via Windows Update you need 'Receive updates for other Microsoft products when you update Windows' checked in Windows Update Advanced options. pic.twitter.com/3u2liAXfDN
— HaydenGPT (@unixterminal) February 17, 2021
É provável que esta atualização do kernel melhore a experiência do WSL 2 consideravelmente.
Naturalmente, você precisa instalar o WSL no Windows 10 para obter a atualização do kernel e marque a opção “Receber atualizações para outros produtos da Microsoft ao atualizar o Windows
” em Windows Update
> Configurações avançadas
.
Fora isso, está sendo lançado agora.
Aqueles que usam versões de pré-lançamento do WSL2 ou compilações internas do Windows 10 já estarão usando esta versão do kernel. Mas “retail builds” – que eu acho que se referem a pessoas que executam WSL 2 no Windows 10 normal – estavam rodando em um branch de kernel derivado da série Linux 4.19 – que foi lançado pela primeira vez em 2018!
Por que existe um kernel Linux sendo distribuído pelo Windows Update? Onde você esteve!
WSL 2 usa um kernel Linux real (a versão de primeira geração não). Para tornar o WSL 2 o mais útil possível, a Microsoft mantém uma versão personalizada do kernel do Linux (disponível via GitHub).
Novas versões do kernel são lançadas periodicamente por meio do Windows Update, permitindo que os usuários do WSL 2 se beneficiem de todas as tecnologias de kernel de nível superior mais recentes.
Além de atualizar o kernel de tempos em tempos, a Microsoft também tornou mais fácil para os usuários instalarem WSL – como em “executar um único comando” – e tornando trivial o acesso aos sistemas de arquivos Linux usando o Explorer, o gerenciador de arquivos do Windows.