Kernel 5.3.1 lançado como a primeira versão de manutenção desta série

Greg Kroah-Hartman anunciou o lançamento da primeira versão de manutenção da série 5.3, Kernel 5.3.1. Confira as novidades e veja como instalar.

Embora não tenha sido lançado nenhum Release Candidate para uma versão futura do kernel Linux, no último fim de semana, isso não significa que não tenha absolutamente nenhuma notícia sobre o kernel.

Kernel 5.3.1 lançado como a primeira versão de manutenção desta série

Como acontece sempre, logo após um lançamento oficial, o próximo começa a ser preparado, por Linus Torvalds, porque outros desenvolvedores como Greg Kroah-Hartman trabalham para corrigir as falhas encontradas no último grande lançamento.

Se você ainda não conhece, Kroah-Hartman é o responsável pela manutenção do kernel Linux assim que a versão oficial for lançada, o que, em outras palavras, o torna o responsável por cuidar das versões pontuais e das pequenas atualizações.

E assim, já temos a primeira versão de manutenção desta série, ou o que é o mesmo, kernel 5.3.1.

E saiu o Linux Kernel 5.3.1

Sim. No último domingo Greg lançou o kernel 5.3.1. Mas o mais importante sobre o seu e-mail é a frase que diz “todos os usuários da série 5.3 do kernel devem atualizar”, o que significa que, após as primeiras correções, essa entrega do kernel já está pronta para adoção em massa.

Como instalar ou atualizar o Kernel 5.3.1

O Kernel 5.3.1 já está disponível para download no kernel.org, onde podemos baixar o seu “tarball” desde o último sábado.

Se for recomendável atualizar para esta versão ou não, Kroah-Hartman recomenda a instalação, mas também recomenda a todos aqueles que fazem isso manualmente e que já estavam usando uma versão anterior que ainda não oferecia sua distribuição Linux.

Claro, nem sempre é recomendável atualizar o kernel por conta própria, a menos que tenhamos uma falha grave de hardware que um kernel mais atualizado possa corrigir.

O kernel também está disponível em ferramentas como o Ukuu, para quem deseja instalar a versão mais recente do kernel Linux no computador usando um método de interface com o usuário.

É importante mencionar que o Ukuu nos permite fazer upload do kernel para versões superiores e também baixá-lo, desde que não os tenhamos removido do nosso computador.

Enfim, para instalar a versão mais recente do Kernel nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Via Ubuntulog

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile