Linus Torvalds lançou o Kernel 5.10 como o novo kernel de suporte de longo prazo (LTS). Confira os detalhes desse lançamento e veja como instalar.
Como de costume, após dois meses de desenvolvimento, o criador do Linux Linus Torvalds lançou oficialmente um novo kernel Linux 5.10.
Este é um marco significativo porque também é um kernel de suporte de longo prazo (LTS) a ser mantido por pelos próximos cinco anos até 2026, e também é uma grande atualização do kernel em geral com muitos novos recursos.
Uma infinidade de mudanças, grandes e pequenas, estão (obviamente) incluídas nesta atualização, todas projetadas para fazer o kernel do Linux rodar melhor, mais rápido e com mais eficiência do que nunca. Para obter mais detalhes sobre porcas e parafusos, continue lendo!
Novidades do Kernel 5.10
Começando com a atualização no lado do sistema de arquivos, o sistema de arquivos XFS agora suporta carimbos de data/hora para o ano 2486 em vez da limitação anterior para o ano 2038, e EXT4 suporta o modo de confirmação rápida para um desempenho de sobregravação de arquivo mais rápido.
O sistema de arquivos Btrfs também recebeu melhorias significativas de desempenho na área de operação fsync. Além disso, este kernel 5.10 LTS agora oferece suporte para monitor Raspberry Pi 4 com o driver VC4 DRM.
O kernel 5.10 oferece suporte a novo hardware, incluindo o desenvolvimento inicial de Intel Rocket Lake e Alder Lake, trabalho contínuo em gráficos Intel Gen12/Xe, várias melhorias de armazenamento/sistema de arquivos e muito mais.
O suporte de monitoramento de hardware para processadores AMD Zen3 está presente no kernel 5.10, assim como o suporte do kernel principal para o smartphone Purism Librem 5 Linux.
O Creative SoundBlaster AE-7 é um DAC PCEI-e de última geração e som de amplificador e no Linux 5.10 a placa funciona sem precisar fazer nada.
Mantendo o suporte de hardware, os proprietários do teclado de alumínio sem fio Matias, inspirado na Apple (um clone barato do Magic Keyboard), ficarão satisfeitos em saber que ele funciona OOTB nesta atualização; amadurecimento do suporte para as próximas especificações USB 4; e suporte multitoque para trackpoint e botões do tablet Lenovo X1 (modelos geração 2 e 3).
Os jogadores de Linux ficarão satisfeitos em saber que o Linux 5.10 oferece suporte para o controlador Nintendo Switch Joy Cons e Pro – o último sendo dos controladores mais legais que já usei, ponto final.
O trabalho recém-desenvolvido significa que os controladores funcionarão no Linux no modo Bluetooth e USB com fio. Isso inclui entrada básica, além de LEDs, ruído e até dados de acelerômetro e giroscópio.
Estranhamente, o Linux 5.10 também suporta o controlador Sega Saturn (o OG, quando conectado através de um adaptador USB).
Em outro lugar, o Linux 5.10 permite que os processadores MIPS inicializem kernels compactados com o zstd e permite que o RISC-V inicialize os sistemas com firmware EFI.
O kernel 5.10 também oferece funções de hibernação e retomada mais rápidas (onde houver suporte) devido ao envio em lote de solicitações de E/S.
Entre as outras mudanças importantes, isto é o que o kernel 5.10 inclui:
- Suporte de monitor AMDGPU DC para processadores gráficos GCN 1.0 “Southern Islands”
- Suporte para controle Nintendo Switch
- Suporte para processador Ingenic MIPS X2000/X2000E IoT
- Inicialização RISC-V inicial via EFI
- Suporte para criptografia de registro em convidados virtualizados da AMD
- Suporte para extensão de marcação de memória ARM
- Suporte para placa de som Creative Labs SoundBlaster AE-7
- Suporte para Nitro Enclaves e um novo recurso Amazon Elastic Compute Cloud (EC2)
Para mais detalhes sobre o kernel Linux 5.10 LTS, você também pode ler uma página muito bem documentada de Kernel Newbies ou Phoronix.
Com o lançamento da v5.10, Linus Torvalds também abriu uma janela de mesclagem de duas semanas para o próximo Linux 5.11. A partir de hoje, ele começará a mesclar as mudanças solicitadas para um novo ciclo de desenvolvimento na árvore da linha principal.
Assim, de agora em diante será a janela de mesclagem do Linux 5.11 e os muitos recursos disponíveis.
Como a segunda semana da janela de mesclagem do Linux 5.11 é a semana do feriado de Natal, Linus diz que será mais rigoroso do que o normal em aceitar apenas código testado/pronto e não aceitará solicitações de pull para material de última hora que pareça que não funcionou não foi bem testado ainda.
Por fim, se você deseja instalar e experimentar este novo kernel LTS, você pode baixar o kernel 5.10 mainline de suas respectivas distros Linux, como Ubuntu e Linux Lite.
No entanto, também é mais provável que seja lançado nas próximas versões de distribuição Linux, como Debian 11, Mageia 8 e Ubuntu 21.04.
Ou veja mais opções abaixo.
Como instalar ou atualizar o kernel
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança