Em um movimento bastante atípico, foi lançado o Kernel 5.10.1, apenas 24 horas após o lançamento anterior. Confira as novidades e atualize.
Linus Torvalds anunciou a disponibilidade do kernel 5.10 há poucos dias (13 de dezembro de 2020), versão que traz muitas novidades, melhorias, novos drivers e drivers atualizados para melhor suporte de hardware.
E é que após sete semanas de desenvolvimento, o Kernel 5.10 está finalmente aqui como a versão mais recente do kernel para distribuições Linux que desejam suporte de hardware de primeira linha.
Além disso, é um ramo com suporte de longo prazo (LTS), o que significa que provavelmente receberá suporte nos próximos 5 anos.
Após este lançamento, levou apenas 24 horas para que a atualização corretiva do “Kernel 5.10.1” fosse lançada.
Como um primeiro lançamento pontual, normalmente não chegaria até alguns dias ou semanas após o lançamento do Kernel 5.10. Porém, desta vez, isso aconteceu um dia depois.
Kernel 5.10.1 lançado 24 horas após o lançamento anterior
O Kernel 5.10.1 tem apenas duas correções, ambas afetando o código de armazenamento.
Há uma reversão para uma solução anterior em torno dos limites DISCARD RAID para RAID1 e RAID10 no código do mapeador de dispositivo.
O compromisso simplesmente diz:
“Isso está causando problemas tristes. O outro corrige a variável de setor no bloco de código MD de um int não assinado para um int simples, também com o fundamento de que “isso está causando problemas.”
A última mudança no código MD acabou atrapalhando a montagem de pelo menos as configurações RAID6 no kernel 5.10 e foi rapidamente notada por desenvolvedores ao mudar para a versão final do kernel.
Os problemas são suficientemente sérios (especialmente quando os bugs afetam o código do kernel relacionado ao armazenamento) e, portanto, levaram ao lançamento imediato do Kernel 5.10.1.
Portanto, o Kernel 5.10.1 está disponível e os usuários são encorajados a atualizá-los, se ainda não estiverem nesta última série LTS.
Quanto aos destaques do novo ramo LTS incluem suporte para a extensão de marcação de memória ARMv8.5, suporte para o algoritmo de assinatura digital SM2, suporte para o protocolo de transporte CAN ISO 15765 2: 2016, compatibilidade com o Protocolo multicast IGMPv3/MLDv2 e suporte para enclave Amazon Nitro.
O sistema de arquivos EXT4 agora vem com um modo de “confirmação rápida” que reduz drasticamente a latência para operações de vários arquivos, o sistema de arquivos ZoneFS tem uma nova opção de montagem chamada abertura explícita e o sistema de arquivos OverlayFS agora pode ignorar todos formulários defsync.
Ele também apresenta a capacidade da arquitetura MIPS de lançar kernels Zstd compactados (ZStandard), a capacidade de transmitir dados através de vários fluxos simultaneamente e suporte para o hipervisor KVM fazer referência ao espaço do usuário de um processo LTS para gerenciar o acesso a MSRs desconhecidos (registros específicos do modelo).
Além disso, o sistema de arquivos Btrfs recebeu uma melhoria no desempenho das operações fsync(), e há uma nova função SEV-ES que estende o Secure Encrypted Virtualization (SEV) da AMD para também criptografar os registros do processador convidado para que o o host não pode acessá-los, exceto se o convidado os compartilhar explicitamente.
Entre outras mudanças notáveis, o subsystem_uring recebeu suporte para criar anéis restritos, a chamada de sistema pidfd_open () ganhou suporte para criar descritores de arquivo sem bloqueio.
A arquitetura RISC-V também foi aprimorada e agora é possível inicializar em sistemas EFI.
Além disso, não devemos esquecer que a configuração do carimbo de data/hora XFS estende o tempo dos sistemas UNIX em alguns séculos.
A equipe ainda está estudando alternativas para resolver o problema do ano 2038, que deveria trazer os sistemas Unix de volta a 1901.
Para fazer isso, Darrick J. Wong, o mantenedor do sistema de arquivos XFS, lançou correções para o XFS para Kernel 5.10 que devem atrasar a edição de 2038 para o XFS em mais 448 anos.
Isso deve ser suficiente para encontrar uma solução real de longo prazo.
É a partir da versão 5.6 do kernel, lançada em março passado, que a equipe começa a propor correções para resolver o problema do ano de 2038.
Este é um bug conhecido há muito tempo na codificação de tempo em sistemas semelhantes ao Unix, incluindo Linux, macOS e outros sistemas operacionais compatíveis com POSIX.
Nesses sistemas, o tempo de cálculo é baseado nos segundos decorridos desde 1º de janeiro de 1970 às 00:00:00 UTC (também chamado de época). Um dia dará, por exemplo, 86.400 segundos e um ano 31.536.000 segundos.
Como instalar ou atualizar o kernel
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança