Kernel 5.0 chegou ao fim da vida útil – é hora de atualizar para o 5.1

O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman anunciou que a série de kernel 5.0 chegou ao fim da vida e que é hora de atualiza para a série estável mais recente. Confira os detalhes.

Lançado por Linus Torvalds há dois meses, mais exatamente no dia 4 de março de 2019, a série de kernel Linux 5.0 já era esperada pela comunidade Linux, mas era apenas o número da versão que era importante, já que o kernel Linux 5.0 não trouxe nenhum grandes mudanças, nem foi um lançamento de suporte de longo prazo.

Agora, o desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman anunciou que a série de kernel Linux 5.0 chegou ao fim da vida, e pediu aos usuários que atualizem para a série estável mais recente, a 5.1.

Kernel 5.0 chegou ao fim da vida útil – é hora de atualizar para o 5.1

Kernel 5.0 chegou ao fim da vida útil – é hora de atualizar para o 5.1

O kernel Linux 5.0.21 foi lançado hoje como a última atualização de manutenção para a série de kernel Linux 5.0, o que significa que nenhuma atualização adicional ou correções de segurança serão fornecidas para ele.

Portanto, os usuários devem atualizar para a mais recente série de kernel do Linux 5.1 o mais rápido possível.

No anúncio na lista de discussão, Greg Kroah-Hartman disse o seguinte:

“Estou anunciando o lançamento do kernel 5.0.21. Todos os usuários da série de kernel 5.0 devem atualizar. Note que este é o kernel do LAST 5.0.y a ser lançado. Agora está finalizado. Por favor, vá para a árvore do kernel 5.1.y neste momento.”

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pela série de kernel Linux 5.0, você deve atualizá-la agora para a última versão do Linux 5.0.21 e considerar a atualização do seu kernel para a versão mais recente do Linux 5.1 (kernel Linux 5.1.7 no momento em que escrevo) nos próximos dias.

Existem dois métodos para atualizar seu kernel, seja baixando e compilando o tarball de origem do kernel.org, ou instalando os pacotes binários dos repositórios de software de sua distribuição GNU / Linux favorita.

De qualquer maneira, certifique-se de fazê-lo o mais rápido possível depois de ler isto.

Como instalar ou atualizar o Kernel 5.1.1

Se você quiser atualizar sua distribuição Linux para a série de kernel Linux 5.1, recomendamos aguardar a versão mais recente para os repositórios de software estáveis.

Claro, você também pode baixar o kernel Linux 5.1.1 do kernel.org.

Para instalar a versão mais recente do Kernel nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile