Foi lançado o KeePassXC 2.6.1 com melhorias no gerador de senhas e no Suporte Xfce. Confira essa e outras novidades dessa versão e veja como instalar ou atualizar no Linux.
O KeePassXC é um fork comunitário do KeePassX, com o objetivo de estendê-lo e aprimorá-lo com novos recursos e correções de erros, para fornecer um gerenciador de senha de código aberto, rico em recursos, totalmente multiplataforma e moderno. Ele é construído usando o Qt e pode ser executado no Linux, Windows e macOS.
Esse aplicativo é útil para pessoas com exigências de uma gestão segura de dados pessoais extremamente elevadas. Ele tem uma interface clara, é multiplataforma e publicado sob os termos da GPL (GNU General Public License).
O programa salva muitas informações diferentes, por exemplo, nomes de usuários, senhas, urls, anexos e comentários em um único banco de dados.
O aplicativo usa o formato de banco de dados de senha KeePass 2.x (.kdbx) como formato de arquivo nativo nas versões 3.1 e 4, usando criptografia AES com uma chave de 256 bits; a versão 2 do banco de dados pode ser aberta, mas é atualizada para um formato mais recente quando aberta, enquanto os bancos de dados KeePass 1.x (.kdb) podem ser importados para um arquivo .kbdx como um processo unidirecional.
Para inserir facilmente senhas em um navegador da web, o KeePassXC vem com extensões de navegador para o Mozilla Firefox e navegadores da Web baseados no Chrome (Google Chrome, Chromium, Vivaldi).
Um recurso que falta é a sincronização da nuvem de senhas incorporada. No entanto, isso ainda pode ser facilmente alcançado, usando um serviço de armazenamento e sincronização em nuvem de terceiros, como Nextcloud, Dropbox, Google Drive, OneDrive e assim por diante, simplesmente armazenando o banco de dados KeePassXC na pasta de nuvem compartilhada.
Também não há cliente móvel KeePassXC, mas existem vários aplicativos compatíveis com o formato de banco de dados de senha KeePass 2.x (.kdbx), com o KeePass2Android para Android e o Strongbox para iOS sendo recomendado pelos desenvolvedores do KeePassXC.
Além de recursos básicos como um gerador de senhas, a capacidade de digitar automaticamente senhas em aplicativos e assim por diante, o KeePassXC também vem com alguns recursos avançados, como exportação de banco de dados para formatos CSV e HTML, armazenamento e geração de TOTP, histórico de entradas e restauração de dados, YubiKey/Suporte de resposta a desafios OnlyKey, Agente SSH e muito mais.
Há também uma interface de linha de comando disponível.
Agora, o gerenciador de senhas de código aberto KeePassXC foi atualizado hoje para a versão 2.6.1, uma versão que apresenta melhor suporte para o ambiente de desktop Xfce leve, experiência aprimorada de gerador de senha e muitas outras mudanças.
Novidades do KeePassXC 2.6.1
KeePassXC 2.6.1 é o primeiro lançamento pontual na última série KeePassXC 2.6 estável, que foi lançada no mês passado, e apresenta vários novos recursos, como suporte para o protetor de tela Xfce, um novo comando para recuperar o TOTP (baseado em tempo) atual -time Password), bem como uma nova opção para digitação automática apenas do nome de usuário ou senha em sites.
Para sistemas Linux, KeePassXC 2.6.1 também introduz metadados OARS (Open Age Ratings Service) que podem ser usados pelo Software GNOME e gerenciadores de pacotes Discover do KDE, bem como front-ends da web como Flathub.
Além disso, as páginas do manual foram aprimoradas com links úteis e uma seção de direitos autorais.
Outra mudança interessante neste lançamento é o recurso de gerador de senha muito aprimorado, que agora exibe grupos de caracteres selecionados na IU, oferece um layout atualizado para as opções de caracteres e salva as configurações de modo avançado distintamente das configurações de modo simples.
Entre outras mudanças dignas de nota, KeePassXC 2.6.1 não obriga mais o usuário a reiniciar o aplicativo ao mudar os temas, altera a ação das teclas F1, F2 e F3 para focar na visão de grupo (F1), focar na visão de entrada (F2), bem como focar na pesquisa (F3) e ignorar as senhas referenciadas no relatório de verificação de integridade.
Algumas melhorias para os pacotes RPM também estão presentes, juntamente com pequenas melhorias no navegador, área de transferência, banco de dados de senha, funcionalidade de pesquisa, suporte HiDPI, suporte para chave de segurança YubiKey e agente SSH para uma melhor experiência geral e desempenho aprimorado.
Para saber mais sobre essa versão do KeePassXC, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o KeePassXC 2.6.1
Para instalar a versão mais recente do KeePassXC nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de senhas KeePassXC no Linux via Snap
Como instalar o gerenciador de senhas KeePassXC no Linux
- Como instalar o poderoso utilitário de rede Nmap no Linux
- Como instalar o módulo de segurança do Banco Itaú no Linux
- Como instalar o app de backup Kopia no Linux via AppImage
- Como instalar o exchange Bisq no Linux via Flatpak