Foi lançado o KeePassXC 2.6.0 com novos temas claros e escuros, verificações de senha. Confira essa e outras novidades dessa versão e veja como instalar ou atualizar no Linux.
O KeePassXC é um fork comunitário do KeePassX, com o objetivo de estendê-lo e aprimorá-lo com novos recursos e correções de erros, para fornecer um gerenciador de senha de código aberto, rico em recursos, totalmente multiplataforma e moderno. Ele é construído usando o Qt e pode ser executado no Linux, Windows e macOS.
Esse aplicativo é útil para pessoas com exigências de uma gestão segura de dados pessoais extremamente elevadas. Ele tem uma interface clara, é multiplataforma e publicado sob os termos da GPL (GNU General Public License).
O programa salva muitas informações diferentes, por exemplo, nomes de usuários, senhas, urls, anexos e comentários em um único banco de dados.
O aplicativo usa o formato de banco de dados de senha KeePass 2.x (.kdbx) como formato de arquivo nativo nas versões 3.1 e 4, usando criptografia AES com uma chave de 256 bits; a versão 2 do banco de dados pode ser aberta, mas é atualizada para um formato mais recente quando aberta, enquanto os bancos de dados KeePass 1.x (.kdb) podem ser importados para um arquivo .kbdx como um processo unidirecional.
Para inserir facilmente senhas em um navegador da web, o KeePassXC vem com extensões de navegador para o Mozilla Firefox e navegadores da Web baseados no Chrome (Google Chrome, Chromium, Vivaldi).
Um recurso que falta é a sincronização da nuvem de senhas incorporada. No entanto, isso ainda pode ser facilmente alcançado, usando um serviço de armazenamento e sincronização em nuvem de terceiros, como Nextcloud, Dropbox, Google Drive, OneDrive e assim por diante, simplesmente armazenando o banco de dados KeePassXC na pasta de nuvem compartilhada.
Também não há cliente móvel KeePassXC, mas existem vários aplicativos compatíveis com o formato de banco de dados de senha KeePass 2.x (.kdbx), com o KeePass2Android para Android e o Strongbox para iOS sendo recomendado pelos desenvolvedores do KeePassXC.
Além de recursos básicos como um gerador de senhas, a capacidade de digitar automaticamente senhas em aplicativos e assim por diante, o KeePassXC também vem com alguns recursos avançados, como exportação de banco de dados para formatos CSV e HTML, armazenamento e geração de TOTP, histórico de entradas e restauração de dados, YubiKey/Suporte de resposta a desafios OnlyKey, Agente SSH e muito mais.
Há também uma interface de linha de comando disponível.
Agora, o KeePassXC 2.6.0 foi lançado com aprimoramentos como uma interface de usuário revisada com novos temas claros e escuros, nova verificação de integridade de senha offline, verificação de senhas no serviço online Have I Been Pwned e muito mais.
Novidades do KeePassXC 2.6.0
O KeePassXC 2.6.0 mais recente vem com uma revisão geral da interface do usuário.
Existem 2 novos temas claros e escuros, novo modo compacto e novos ícones em todo o aplicativo, além de novos ícones de bandeja monocromática e muito mais.
Há também um novo menu de exibição para alternar rapidamente entre temas, ativar o modo compacto e mostrar ou ocultar a barra de ferramentas e o painel de visualização.
Outra mudança importante nesta versão é a adição de uma verificação de integridade da senha do banco de dados executada offline.
Isso executa uma avaliação de senha (vermelho/laranja/amarelo/verde) de acordo com a entropia, reutilização e expiração, mostrando uma breve descrição que explica o que há de errado com uma senha, com mais detalhes disponíveis na dica de ferramenta. Clique duas vezes em uma entrada para editá-la.
Uma verificação de senha interna contra o serviço on-line Have I Been Pwned (HIBP) também está disponível nesta versão. A verificação da integridade da senha e o HIBP podem ser encontrados em Relatórios do banco de dados … (no menu Banco de dados).
Vale observar que os recursos que requerem conexão com a Internet, como o recurso HIBP, não funcionam ao usar o binário KeePassXC AppImage no Linux.
Existem muitas outras alterações no KeePassXC 2.6.0, incluindo:
- A integração YubiKey e OnlyKey é amplamente aprimorada, com suporte para até quatro chaves conectadas simultaneamente;
- Adicione o recurso “Salvar backup do banco de dados …”. Diferente do normal “salvar como”, isso não muda para o banco de dados recém-salvo;
- Experiência de guia semelhante ao navegador usando Ctrl + [Num] (Alt + [Num] no Linux);
- Revisão de campos de senha e gerador de senhas;
- Aviso Caps Lock nos campos de entrada de senha;
- Gerador de senha: defina caracteres adicionais para escolher;
- Marcadores automáticos DateTime, da mesma forma que o KeePass2;
- Refator completo da integração do navegador e código proxy;
- Navegador: capacidade de definir um local personalizado para o navegador (apenas macOS e Linux);
- CLI: Use wl-clipboard se o xclip não estiver disponível no Linux, corrigindo senhas de cópia no Wayland, onde o xclip não funciona;
- Agente SSH: substituição do ambiente do caminho do arquivo principal, substituição SSH_AUTH_SOCK e teste de conexão;
- Agente SSH: ações do menu de contexto para adicionar / remover chaves;
- Melhorar significativamente o desempenho ao salvar e abrir bancos de dados.
Para saber mais sobre essa versão do KeePassXC, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o KeePassXC 2.6.0
Para instalar a versão mais recente do KeePassXC nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de senhas KeePassXC no Linux via Snap
Como instalar o gerenciador de senhas KeePassXC no Linux
- Como instalar o poderoso utilitário de rede Nmap no Linux
- Como instalar o módulo de segurança do Banco Itaú no Linux
- Como instalar o app de backup Kopia no Linux via AppImage
- Como instalar o exchange Bisq no Linux via Flatpak