Kdenlive 22.04 lançado com suporte oficial para o Apple M1, e mais

E foi lançado o Kdenlive 22.04 com suporte oficial para o Apple M1, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.

Kdenlive é um incrível editor de vídeo gratuito aberto para GNU/Linux e FreeBSD, e que suporta AVCHD, DV e HDV, e depende de vários outros projetos open source, como o FFmpeg, o MLT video framework e Frei0r effects.

Esse editor é construído em cima do MLT video framework e ffmpeg, que proporcionam recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia.

O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores, e com o lançamento do Kdenlive 15.04.0, passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE.

Kdenlive, talvez o editor de vídeo gratuito mais robusto no Linux, é um programa não linear e de plataforma cruzada que permite criar conteúdo de vídeo atraente sem pagar um centavo. Ele processa todas as operações de vídeo usando a estrutura MLT.

Kdenlive é um dos melhores softwares de edição de vídeo multiuso não linear. Ele oferece suporte para monitores de vídeo duplos, uma linha do tempo com várias trilhas, lista de clipes, suporte para layout personalizável, efeitos básicos e transações básicas.

É muito fácil de usar mesmo por usuários que não têm muito conhecimento sobre edição de vídeo.

Em 21 de abril, o KDE anunciou o KDE Gear 22.04, o conjunto de aplicativos para abril de 2022 que veio com novos recursos.

Naquela época, o código para aplicativos como Dolphin, Okular ou Gwenview começou a estar disponível, todos na versão 22.04.0, mas só ontem, segunda-feira, 2 de maio, o projeto anunciou a disponibilidade do Kdenlive 22.04.

Novidades do Kdenlive 22.04

Kdenlive 22.04 lançado com suporte oficial para o Apple M1, e mais

Sim. Agora não só o lançamento é oficial, e o Kdenlive 22.04 já está disponível em diferentes plataformas, inclusive não-Linux.

E falando das diferentes plataformas, uma das novidades do Kdenlive 22.04 tem a ver com a da Apple, já que no Kdenlive 22.04 foi adicionado o suporte oficial ao seu M1.

Outra novidade notável no Kdenlive 22.04 é que o suporte para cores de 10 bits começou em todas as plataformas, embora eles queiram deixar claro que os efeitos ainda não funcionam nesse tipo de imagem.

Dito isso, esses são os destaques do Kdenlive 22.04:

  • O Kdenlive agora roda na arquitetura M1 da Apple.
  • Inclui suporte inicial para a gama completa de cores de 10 bits em todas as plataformas, embora observe que a cor de 10 bits ainda não funciona com efeitos.
  • Transcodificação de vídeo com taxa de quadros variável para um formato fácil de editar, e alguns filtros, como Blur, Lift/Gamma/Gain, Vignette e Mirror, agora são de corte de thread, melhorando a velocidade de renderização.
  • Não é novidade no aplicativo, mas a loja de modelos já está aberta e todos nós podemos contribuir com nossos efeitos.
  • A interface de reconhecimento de fala tem melhorias na cor de destaque do texto selecionado, tamanho da fonte e foi renomeada apropriadamente para Editor de Fala.
  • Suporte para telas de alta e baixa resolução.
  • Manipulação aprimorada do OpenTimelineIO.
  • Correção de legendas ASS.
  • Adição de formatos de imagem CR2, ARW e JP2.
  • A caixa de diálogo de renderização recebeu uma reescrita de interface, melhorando drasticamente a usabilidade e dando ao usuário mais poder ao adicionar uma nova interface de criação de perfil personalizada.
  • Capacidade de renderizar vários vídeos por zonas usando os guias de linha do tempo.
  • O modo de visualização de ícones na caixa do projeto também recebeu uma grande reformulação.

Para saber mais sobre essa versão do Kdenlive, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Kdenlive

Para instalar a versão mais recente do Kdenlive nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via appimage
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via Flatpak
Instalando a versão mais recente do editor de vídeos Kdenlive no Ubuntu
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive Beta no linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile