KDE Plasma 5.27.7 lançado com melhorias e correções

E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.7 com melhorias e correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.7 como o mais recente lançamento pontual da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.

Novidades o KDE Plasma 5.27.7

KDE Plasma 5.27.7 lançado com melhorias e correções

O KDE Plasma 5.27.7 está aqui seis semanas após o KDE Plasma 5.27.6 para melhorar o suporte para configurações de áudio multicanal, permitindo que os usuários ajustem o volume de cada canal de maneira proporcional ao ajustar o nível de volume global, se o seu sistema estiver definido até ter diferentes níveis de volume para cada canal.

Esta versão também corrige uma falha visual para painéis de ocultação automática ao usar um esquema de cores escuras ao deslizar para dentro e para fora e aborda um grande problema de desempenho na sessão do Plasma Wayland que afetou os usuários da GPU Intel quando os widgets de animação são ativados com o “Contraste de fundo” efeito.

Além disso, os usuários do Plasma Wayland receberam uma correção para um grave problema de distorção da tela ao usar certas configurações gráficas multi-GPU.

Os usuários da GPU NVIDIA ficariam felizes em saber que o KDE Plasma 5.27.7 melhora o aplicativo Plasma System Monitor para mostrar mais uma vez as estatísticas das placas gráficas NVIDIA ao usar os drivers gráficos proprietários da série NVIDIA 535.

O suporte para aplicativos Snap (por exemplo, Slack) também foi aprimorado para mostrar notificações desses aplicativos de maneira mais confiável, o recurso que permite focar um painel Plasma específico usando um atalho de teclado personalizado foi atualizado para funcionar conforme o esperado e a “Tela de login (SDDM)” nas Configurações do sistema foi aprimorado para lembrar a última coisa que você definiu como papel de parede da tela de login.

Para completar, o KDE Plasma 5.27.7 corrige dois problemas que causavam travamento da área de trabalho do Plasma ao desafixar ou reorganizar aplicativos fixados do Gerenciador de Tarefas muito rapidamente, uma regressão recente que fazia com que as tarefas do Gerenciador de Tarefas exibissem as miniaturas de janela erradas em suas dicas de ferramentas e um alguns problemas que causam o travamento do gerenciador de janelas KWin imediatamente após o login.

Por fim, esta versão melhora o suporte para aplicativos GTK para que seus ícones não fiquem mais confusos quando há arquivos de área de trabalho malformados ou criados com códigos maliciosos e soluciona um problema que poderia fazer com que todas as telas conectadas em configurações de vários monitores fossem marcadas como “primário”.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.27.7 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.6 logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile