E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.2 com melhorias no Plasma Wayland. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.2 como o segundo lançamento pontual para a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.
Novidades o KDE Plasma 5.27.2
Chegando apenas uma semana após o KDE Plasma 5.27.1, o lançamento pontual do KDE Plasma 5.27.2 está aqui para melhorar a experiência de configuração inicial de sua área de trabalho Plasma, omitindo aplicativos que são fixados no Gerenciador de Tarefas por padrão, mas não estão instalados em sua distribuição GNU/Linux para que você não fique com ícones quebrados.
O KDE Plasma 5.27.2 também traz muitas melhorias para a sessão do Plasma Wayland, incluindo uma correção para uma regressão recente que fazia com que artefatos de linha aparecessem ao redor dos painéis ao usar um fator de escala fracionário, bem como suporte para renderizar corretamente o cursor do mouse no XWayland- usando aplicativos ao usar um fator de escala fracionário.
Outra regressão foi corrigida na sessão do Plasma Wayland, que permitiu que o cursor do mouse fosse brevemente um pixel além da tela nas bordas inferior e direita da tela, levando à oscilação dos elementos da interface do usuário habilitados para foco nas bordas da tela.
O Plasma Wayland foi afetado por outra grande regressão recente em como os temas de decoração de janelas do Aurorae foram desenhados, então isso agora foi corrigido no KDE Plasma 5.27.2, que também aborda duas falhas do KWin que ocorreram durante a reprodução de vídeos com o aplicativo VLC Media Player, bem como ao sair.
Além disso, a sessão do Plasma Wayland recebeu uma correção para um problema em que o tamanho da área de trabalho era calculado incorretamente ao usar um fator de escala fracionário. Esse problema pode causar várias falhas visuais e funcionais “off-by-one-pixel” em todo o lugar.
O suporte a vários monitores também foi aprimorado nesta versão, corrigindo uma regressão recente que levava a uma falha do daemon powerdevil que interrompe o gerenciamento de energia, corrigindo uma falha nas configurações do sistema que ocorria ao aplicar ou reverter alterações na disposição da tela e corrigindo um problema de login em que arranjos de múltiplas telas que consistem em telas do mesmo fornecedor que diferem apenas pelo último caractere de seus números de série foram embaralhados.
Além dessas alterações, a versão pontual do KDE Plasma 5.27.2 também adiciona suporte para o utilitário de atualização de firmware fwupd 1.8.11 no gerenciador de pacotes Plasma Discover, que agora mostra informações úteis para a maioria dos aplicativos fornecidos por repositórios de distribuição no “Distribuído por :” nas páginas do aplicativo e melhora o efeito Apresentar janelas para funcionar com o teclado quando ele é chamado no modo que mostra apenas as janelas de um aplicativo específico.
A transmissão de tela, os efeitos de lupa e zoom, as novas configurações de permissões Flatpak e o suporte para aplicativos Flatpak também foram aprimorados nesta segunda atualização de manutenção para a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS com suporte de longo prazo.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.27.2 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.2 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados